CENTRO DE DIA DA CUMEEIRA

Serviço de Apoio Domiciliário – 20 utentes

Tipo de resposta: Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA

O Centro de Dia da Cumeeira inicia atividade em 1 de outubro de 2002, fruto da necessidade de fazer face a uma carência manifesta em termos de respostas de Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário.

O edifício moderno foi construído de raiz e totalmente equipado, em terrenos que pertenciam à Junta de Freguesia da Cumeeira. Foi inaugurado em 28 de fevereiro de 2003, na Paróquia da Cumeeira, o Centro de Dia com capacidade para 35 utentes.

FREGUESIAS ABRANGIDAS PELO SERVIÇO COMUNITÁRIO

Freguesia

Concelho

Distrito

Cumeeira

Sta. Eufémia

Espinhal

GRUPO-ALVO

O Centro de Dia admite pessoas maiores de 60 anos, que careçam deste tipo específico de resposta social.

As dependências mais comuns de ambas as Respostas Sociais são: doenças do foro mental (demências, alzheimer, Parkinson) limitações físicas através de problemas cardiovasculares e cardíacos, diminuição das capacidades cognitivas, problemas do aparelho locomotor, neurológico , oftalmológico, DST (doenças sexualmente transmissíveis), incontinência urinária.

O SAD admite pessoas maiores de 65 anos que por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente a satisfação das suas atividades básicas e ou atividades da vida diária.

Em casos devidamente fundamentados poderão ser admitidos pessoas com idades inferiores a 65 anos.

SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS

– Psicologia gerontológica

– Expressão musical e trabalho de expressão plástica

– Participação em atividades que promovam o envelhecimento ativo e intergeracional como: magusto e peças de teatro com crianças, atividades promovidas pela Câmara Municipal de Penela, passeio anual com instituições do concelho, Encontro de Idosos Inter Centros Cáritas, idas à praia e colónias seniores

– Protocolos: ISEC, ISMIT, Faculdade de Psicologia e Farmácia, Escola de Enfermagem, Agrupamento de Escolas de Penela, Câmara Municipal de Penela, Junta de Freguesia da Cumeeira

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Telefone: 236621787 e 239947244

Fax: 239715457 e 239946542

Email: csmilagres@caritascoimbra.pt

Todos os interessados deverão dirigir-se ao equipamento para recolher as informações necessárias sobre os serviços junto do Técnico de Serviço Social e visitar as instalações.

No âmbito da SAD é mostrado como e onde se confeciona a alimentação e a lavagem e o tratamento das roupas.

O horário de atendimento é á 4ª feira das 10:00 às 17:30horas, no entanto existe sempre uma flexibilidade do Técnico de Serviço Social para agendar um horário que mais se adeque à disponibilidade de quem procura o serviço.

Horários dos serviços administrativos: funcionam das 2ªs às 6ªas feiras das 09:00 às 19:00h. Atendimento presencial às 2ªs, 4ªs e 6ªs feiras.

APRESENTAÇÃO

Nome: Centro de Dia da Cumeeira – Centro de Dia e SAD