CENTRO DO COLMEAL

Capacidade: 38 utentes

Tipo de resposta: Serviço de Apoio Domiciliário

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA

O Centro de Dia do Colmeal surgiu inicialmente como trabalho comunitário com os grupos socio-caritativos. Iniciou como Centro de Convívio no ano de 1989.

A valência de apoio domiciliário surge em 1 de Outubro de 1989 com uma capacidade de resposta para 25 utentes. A 1 de Agosto de 2010 foi alargada a capacidade para 38 utentes.

A valência de Centro de Dia surge a 1 de Julho de 1990. A 1 de Janeiro de 2005 devido à necessidade local, foi alargada a sua capacidade para 15 utentes, tendo cessado esta valência a 31 de Julho de 2010.

FREGUESIAS ABRANGIDAS PELO SERVIÇO DOMICILIÁRIO

Freguesia

Concelho

Distrito

Colmeal

Gois

Coimbra

GRUPO-ALVO

São destinatários pessoas maiores de 65 anos que, por motivos de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente a satisfação das suas atividades básicas e/ou atividades da vida diária.

Em casos devidamente fundamentados, poderão usufruir dos serviços pessoas com idades inferiores.

SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS

Estão também ao dispor dos utentes outros serviços extra que serão sempre analisados conforme o seu pedido e consoante a disponibilidade do equipamento. Estão também ao dispor dos utentes serviços de animação/socialização, passeios/excursões, colónias de férias e ginástica gerontológica realizada na Unidade residencial Sagrada Família.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Para se inscrever deverá dirigir-se à Unidade Residencial Sagrada Família, ao sector administrativo e preencher o impresso de candidatura, com a entrega dos respetivos documentos e comprovativos necessários. O horário de atendimento é das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

O serviço de apoio domiciliário funciona das 8h30 às 13h00 e das 14h00 às 19h00, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, domingos e feriados funciona das 8h00 às 13h00.

O horário de atendimento é marcada consoante a disponibilidade do utente e/ou família e a Diretora Técnica.

O serviço de apoio domiciliário, presta apoio diário à comunidade sénior ou outros que por razões de doença ou outras situações necessitem dos serviços para promover a qualidade de vida. Este serviço, é desempenhado no domicílio do próprio utente e tem os seguintes serviços: higiene pessoal diária/bi-diária; tratamento de roupa; alimentação diária, inclusive fins de semana e feriados; higiene habitacional. Animação/ socialização/ tele-assistência interna. Estão também ao dispor dos utentes outros serviços extra que serão sempre analisados conforme o seu pedido e consoante a disponibilidade do equipamento.