CENTRO COMUNITÁRIO DE INSERÇÃO

Nome:
Centro Comunitário de Inserção

Localização: Rua Direita, nº 101, na baixa de Coimbra

Âmbito de intervenção: É uma resposta da Cáritas Diocesana de Coimbra, na área de intervenção comunitária. A sua ação dirige-se a adultos em situação de vulnerabilidade social, procurando assegurar através dos seus serviços ações que promovam e reforcem a sua capacidade de (re)integração social, autonomização e participação cívica.

Capacidade: A sua capacidade pelo acordo atípico é de 120 utentes, número que é largamente ultrapassado todos os anos.

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA

De 1991 a 1999 surge o Projeto de Luta Contra a Pobreza – Mulheres em Situação de Risco com o objetivo de criar condições de apoio a mulheres consideradas em situação de risco e em processo de exclusão económica e social.

Em 97, um esforço para a qualificação e integração profissional originou o investimento na formação profissional, através do Programa Alternativa em parceria com o CEARTE.

O Centro Comunitário de Inserção surge em janeiro de 2000, numa linha de continuidade das atividades desenvolvidas no Projeto de Luta Contra a Pobreza. As suas atividades e serviços abrangem as freguesias de Coimbra, distribuindo-se por três polos articulados entre si: Centro de Atendimento a Mulheres em Risco (Junta de Freguesia de São Bartolomeu), Cetro de Formação ( Coselhas) e Centro de Atividades (Rua Teodoro).

A 28 de novembro de 2001, dá-se a centralização de todos os serviços no Centro Comunitário de Inserção na Rua Direita.

GRUPO-ALVO:

Indivíduos em situação de vulnerabilidade social como sejam: desempregados de longa duração e/ou beneficiários de Rendimento Social de Inserção.

OBJETIVOS DA RESPOSTA

O CCI promove a integração social e profissional de indivíduos em situação de vulnerabilidade, desenvolvendo uma cultura de respeito e dignificação da pessoa nas suas mais variadas dimensões, implementando e orientando ações que potenciam o seu crescimento, reabilitação e transformação.

SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS

A intervenção do CCI traduz-se na existência de vários serviços procurando através dos mesmos ir ao encontro das necessidades da população-alvo:

– Centro de atividades
– Serviço de Psicologia
– Serviço de Atendimento Social
– Serviço de Animação
– Centro de Atendimento
– Gabinete de Inserção Profissional
– Serviço de Apoio Emergente
– Cantina Social
– Gabinete de Apoio Social (CAS – Centro de Apoio Social)

INFORMAÇÕES ÚTEIS

O CCI funciona de Segunda a Sexta-feira, no seguinte horário:
1.º Período – Das 09h00 às 13h00;
2.º Período – Das 14h00 às 18h00.

O atendimento à freguesia de S. Bartolomeu processa-se semanalmente, à terça e quarta-feira, das 9.30h às 13.00 h e das 14.00h às 17.30 h.

O atendimento à freguesia de Almedina decorre quinzenalmente, à quinta-feira das 9.30h às 13.00 h e das 14.00h às 17.30 h.

O atendimento no âmbito do CAS processa-se semanalmente, à sexta-feira das 10.0h às 12.00 h.