CENTRO COMUNITÁRIO S. JOSÉ
CENTRO COMUNITÁRIO S. JOSÉ
APRESENTAÇÃO
Nome: Centro Comunitário S. José
Localização: Rua do Parque de Jogos, Bloco IV, Subcave, Bairro da Rosa. 3020-428 Coimbra
Âmbito de intervenção: Desenvolvimento de serviços e atividades diversificadas de promoção e integração social dos indivíduos, famílias e comunidade, estimulando a sua participação ativa e privilegiando o trabalho em rede.
Parcerias: A sua capacidade pelo acordo atípico é de 120 utentes, número que é largamente ultrapassado todos os anos.em rede.
CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA
Desde 1995 que a Cáritas Diocesana de Coimbra iniciou um trabalho de carácter comunitário nos Bairros da Rosa e Ingote, o “Projeto Espaço para Viver”. Este projeto tinha como objetivo implementar uma ação integrada, que decorreu numa primeira fase o Centro Social S. Pedro, no Bairro do Ingote.
Com a cedência de um espaço no Bairro da Rosa, por parte da Câmara Municipal de Coimbra, a Cáritas Diocesana de Coimbra procedeu a uma candidatura para a construção de um Centro Comunitário. Em março de 1997 a candidatura foi aprovada, começando o Centro Comunitário S. José a funcionar em abril de 1998.
No ano 2000 foi assinado o Acordo Atípico de Cooperação com o Centro Regional de Segurança Social de Coimbra.
GRUPO-ALVO:
O Centro Comunitário S. José estando integrado fisicamente no Bairro da Rosa, tem como população alvo a comunidade e as famílias, sem no entanto esquecer as especificidades de cada indivíduo. Desta forma tem centrado a sua intervenção em respostas integradas que visam essencialmente a prevenção e a minimização da exclusão social a que estes indivíduos estão sujeitos.
OBJETIVOS DA RESPOSTA
Promover uma resposta integrada e sistémica junto de agregados familiares multiproblemáticos em situação de risco social agravado, contribuindo para a criação de condições que lhes permitam reforçar a sua capacidade de integração e participação social.
SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS
A atividade desenvolvida pelo Centro destaca-se nas áreas “Família e Comunidade” e “Crianças, Jovens e Idosos”. Este trabalho é efetivado na prática através dos serviços:
– Serviço de Atendimento Social (SAS)
– Serviço de Acompanhamento dos beneficiários de Rendimento Social de Inserção ( SA – RSI)
– Serviço de Animação Sócio-Comunitária (SASC)
– Centro de Atividades Juvenis (CAJ)
– Centro de atividades complemento ao estudo (CACE)
São também desenvolvidos pelo centro projetos relevantes como:
– Sementes do Saber
– Oficinas ocupacionais
– Projeto Sic Esperança – Bebida Solidária
INFORMAÇÕES ÚTEIS
O Centro Comunitário S. José encontra-se aberto de 2ª a 6ª no horário das 9.00h às 13.00h e das 14.00h às 18.00h.
PROJETOS INOVADORES
Centro Comunitário s. José – Bairro da Rosa – pretende promover e dinamizar o Projeto Sementes do Saber.
Dado a atual lei de atribuição dos escalões sociais ter penalizado algumas famílias com baixos/médios rendimentos, deixando estas de usufruírem da totalidade do apoio da Ação Social Escolar, este Projeto tem como objetivo proporcionar a estes agregados familiares, com filhos a frequentar a escolaridade obrigatória (3.º ciclo e Secundário), a possibilidade de um “padrinho” lhes adquirir um ou mais manuais escolares, de modo a podermos continuar a promover o sucesso escolar destas crianças.
OFICINAS OCUPACIONAIS
O Centro Comunitário S. José dinamiza as “Oficinas Ocupacionais” com um grupo composto por 30 mulheres, sem ocupação profissional, com baixa escolaridade. Esta atividade, que tem como objetivos promover a aquisição de competências pessoais e sociais.
Presentemente as utentes participam ativamente na elaboração dos produtos para a elaboração de dois Kits que serão lançados Cáritas na época Natalícia. “O Coimbra dá Cor à tradição” e “Coimbra da Sabor à Tradição”, são dois projetos da Cáritas que foram apresentados às mesmas e que desde logo despertaram curiosidade e vontade de participação ativa.
As oficinas decorrem num espaço cedido pela CMC às terças, quartas e sextas-feiras durante todo o dia com três grupos distintos que foram formados tendo em conta as competências de cada participante.
É de salientar que foi entregue um cabaz, composto por bens alimentares, a um grupo de 15 mulheres que constavam no quadro de honra pelo facto de se destacaram durante os anos transatos quer ao nível da sua participação, assiduidade e empenho nas tarefas bem como ao nível do saber estar e ser.
PROJETO SIC ESPERANÇA – BEBIDA SOLIDÁRIA
A Sic Esperança, em parceria com a água Vitalis, lançaram mais uma edição do projeto Bebida Solidária. Em 2013, a madrinha foi a atriz Diana Chaves que deu a cara por esta causa solidária que visa a apoiar as famílias na gestão do orçamento para o novo ano escolar.
A Educação é um tema que preocupa a SIC Esperança, o projeto voltou a ganhar forma, em 2013 para alunos do 1º e 2º ciclo do ensino básico de todo o País em situação de carência comprovada.
A campanha decorreu até finais de agosto. Durante este período uma percentagem da venda das garrafas de água Vitalis com selo Bebida Solidária reverteu a favor da SIC Esperança que deste modo criou bolsas escolares para aquisição do material necessário para o regresso às aulas.
Para tornar este projeto uma realidade, a SIC Esperança contou com uma rede de parceiros a nível nacional. Cada distrito ou região autónoma do país teve um representante que se encarregou de identificar os potenciais beneficiários desta iniciativa.
O projeto Bebida Solidária nasceu em 2011 e tem vindo a conseguir resultados bastante positivos. No ano presente a Cáritas Diocesana de Coimbra, foi à semelhança dos anos anteriores, a promotora do projeto ao nível do distrito de Coimbra, tendo sido atribuídas 64 bolsas, sendo que 34 correspondem a utentes acompanhados pelo Centro Comunitário São José.
Deixe uma resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.