CENTRO DE ALOJAMENTO TEMPORÁRIO FAROL

APRESENTAÇÃO

Nome:
Centro de Alojamento Temporário Farol (CAT Farol)

Localização: Rua D. João Peculiar, nº 76, 3030-359 Coimbra

Âmbito de intervenção: Intervém junto de indivíduos em situação de sem-abrigo e/ou emergência social, desenvolvendo projetos personalizados de inserção social e profissional. A sua ação orienta-se para indivíduos instáveis, muitas vezes com percursos de vida associados ao consumo de substâncias psicotrópicas e ausência de suporte familiar, para os quais não é possível a integração em estruturas de acolhimento tradicionais.

Capacidade: 60 utentes.

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA

Atenta à realidade social, a Cáritas Diocesana de Coimbra constatou a existência de um número significativo de indíviduos socialmente excluidos e em situação de sem-abrigo, muitos associados ao consumo de substâncias psicotrópicas, com grande mobilidade geográfica, ausência de suporte familiar, cumprimento de regras ou hábitos de trabalho.

O Centro de Alojamento Temporário Farol, a funcionar desde maio de 2005, surge então da necessidade de solucionar estas problemáticas, desenvolvendo soluções que permitem a integração gradual e progressiva destes indivíduos.

GRUPO-ALVO:

Pessoas de ambos os géneros, em condição de sem abrigo e/ou em situação de emergência e forte vulnerabilidade social, maiores de 18 anos, independentes na realização das atividades da vida diária e que não sejam portadores de patologias psiquiátricas graves que impeçam o regular funcionando do estabelecimento.

OBJETIVOS DA RESPOSTA

– Contriubuir para a melhoria da qualidade de vida dos utentes
– Contribuir para a (re)inserção social e profissional dos utentes
– Diminuir a exposição a situações de risco e sensibilizar para a adoção de comportamentos saudáveis

SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS

– Necessidades Básicas
– Apoio Psicossocial
– Apoio na área da saúde
– Apoio jurídico
– Promoção de competências
– Educação não formal
-Inserção Profissional

INFORMAÇÕES ÚTEIS

As inscrições podem ser realizadas por iniciativa do candidato, ainda que encaminhado por qualquer instituição ou serviço público, social ou privado.