EQUIPA DE INTERVENÇÃO DIRETA

APRESENTAÇÃO

Nome:
Equipa de Intervenção Direta

Localização: Bairro da Rosa, Bloco IV Subcave, nas instalações do Centro Comunitário S. José

Âmbito de intervenção: Trabalha com toxicodependentes e famílias

Capacidade: Acordo com a Segurança Social para 50 utentes

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA

A Equipa de Intervenção Direta surge da necessidade de constituir uma equipa que atue diretamente na área da toxicodependência, dando enfoque às zonas do Bairro da Rosa e Ingote.

Assim sendo, em novembro de 2000 a Cáritas Diocesana de Coimbra celebra um acordo com o Centro Distrital de Solidariedade de Coimbra relativo à contituição da Equipa.

O trabalho é desenvolvido por uma assistente social (coordenadora), um psicólogo e um animador. Apesar das ações serem efetuadas essencialmente nos bairros da Rosa e Ingote, só em 2005 a equipa consegue uma sede no Bairro da Rosa, nas instalações do Centro Comunitário S. José. Anteriormene a EID estava sedeada nas instalações do Sol Nascente.

GRUPO-ALVO:

Homens e mulheres de todas as idades que sejam toxicodependentes ou que estejam em risco e famílias.

OBJETIVOS DA RESPOSTA

Alcançar um nível elevado de proteção de saúde, de bem-estar social e de coesão social, complementando a ação de diversas instituições em matéria de prevenção e redução do consumo de droga, da dependência e das consequências nefastas da droga em termos sociais e de saúde.

SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS

– Acolhimento Social ou Atendimento de 1ª Linha
– Acompanhamento Social ou Acompanhamento de 2ª Linha
– Apoio na área da saúde
– Atividades lúdico-ocupacionais
– Outras atividades
– – Contactos Informais
Atendimento de 2ª Linha ou Acompanhamento Social
– Apoio psicossocial a utentes, famílias e outros
– Articulação com outros serviços
– Visitas domiciliárias
– Encaminhamento para diferentes estruturas de acordo com a problemática apresentada
– Apoio a diferentes valências dos equipamentos sociais existentes nos bairros, nomeadamente pelo acompanhamento presencial de diligências.
– Estímulo ao desenvolvimento de projetos de vida alternativos que motivem a inserção social
– Desenvolvimento de ações de promoção e aquisição de competências pessoais, sociais e parentais.
– Visitas a estabelecimentos prisionais

Apoio na área da saúde
– Articulação com serviços de saúde
– Consultas de Psicologia
– Visitas hospitalares
– Consultas com o médico psiquiatra
– Administração de medicação prescrita

– Ações de promoção na área da saúde

ATIVIDADES LÚDICO-OCUPACIONAIS

Passinhos para o Futuro – Atividade desenvolvida no Infantário do Ingote, que tem como objetivo potenciar fatores de proteção recorrendo à teoria da aprendizagem. A metodologia usada consiste na narração de histórias e contos tradicionais reforçados com exercícios de expressão dramática, jogos, músicas e expressão plástica.

Oficinas Ocupacionais – Atividade que pretende desenvolver a promoção de competências ao nível do saber ser, estar, fazer, criar e ter.

Paralelamente são desenvolvidos Workshop nas áreas da saúde, educação, cidadania, gestão financeira, segurança rodoviária em parceria com diferentes entidades.

Tertúlias – Espaço de informação e debate, alargando o seu âmbito de atuação à opinião dos presentes. Pretende-se o enriquecimento e troca de experiencias, em ambiente descontraído.

Informa(tic)ar – Atividade que pretende desenvolver competências básicas ao nível da Informática a um grupo de indivíduos apoiados pela EID e/ou Centro Comunitário São José.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

A equipa funciona de segunda a sexta-feira das 9.00h às 17.30h