UNIDADE DE LONGA DURAÇÃO E MANUTENÇÃO FAROL
UNIDADE DE LONGA DURAÇÃO E MANUTENÇÃO FAROL
APRESENTAÇÃO
Nome: Unidade de Longa Duração e Manutenção (ULDM) Farol
Localização: Rua D. João Peculiar, nº76, freguesia de Santo António dos Olivais, Coimbra
Âmbito de intervenção: A ULDM é uma resposta da Cáritas Diocesana de Coimbra está inserida na Rede Nacional de Cuidados Contínuos Integrados (RNCCI). A unidade proporciona apoio social e cuidados de saúde e manutenção a pessoas com doenças ou processos crónicos, diferentes níveis de dependência e que não reúnam condições para serem cuidados ao domicílio.
Capacidade: 14 utentes por períodos de internamento superiores a 90 dias. Em casos excecionais, motivados por falta de apoio familiar ou necessidade de descanso do principal cuidador, poderá proporcionar-se o internamento temporário até um limite de 90 dias por ano.
CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA
Fruto do trabalho que a Cáritas de Coimbra tem vindo a desenvolver ao longo dos anos e da partilha de informação que mantém com os serviços de saúde, constatou-se a necessidade de um serviço que prestasse cuidados
Em Junho de 2005 surge a Unidade Residencial onde eram assegurados cuidados de saúde a pessoas infetadas pelo VIH / SIDA, libertando assim camas nos hospitais. A unidade encerrou atividade em Julho de 2005.
A 5 de novembro de 2007 abre no mesmo espaço físico a ULDM Farol, que mantém um trabalho contínuo junto de pessoas em situação de dependência que não reúnem condições para serem tratadas ao domicílio, referenciadas para esta unidade em exclusivo pela RNCCI.
GRUPO-ALVO:
A ULDM Farol constitui uma resposta de prestação de cuidados sociais e de saúde a pessoas de ambos os sexos que, independentemente da idade, não reúnem condições para serem cuidadas no domicílio, de forma a prevenir, reduzir e adiar incapacidades.
OBJETIVOS DA RESPOSTA
A ULDM tem como objetivo geral proporcionar, de forma temporária ou permanente, a prestação de cuidados integrados a pessoas que, independentemente da idade, se encontrem em situação de dependência.
Constituem nomeadamente objetivos da ULDM:
– A melhoria das condições de vida e de bem-estar das pessoas em situação de dependência, através da prestação de cuidados de saúde e/ou apoio social;
– O apoio, o acompanhamento e o internamento adequados à situação específica de cada Utente;
– A melhoria contínua da qualidade na prestação de cuidados continuados de saúde e de apoio social;
– O apoio aos familiares ou prestadores informais, na respetiva qualificação e na prestação dos cuidados;
– A criação de condições que permitam preservar a sociabilidade e incentivar a relação familiar;
– A articulação com outras unidades, organismos e entidades da Rede de modo a garantir a continuidade da prestação de cuidados, a satisfação das necessidades das pessoas em situação de dependência, bem como a otimização da utilização dos recursos disponíveis.
SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS
A ULDM assegura aos seus utentes serviços na área da saúde ou na área psicossocial, promovendo nomeadamente:
– Atividades de manutenção e estimulação;
– Cuidados de enfermagem diários;
– Prescrição e administração de fármacos;
– Apoio psicossocial;
– Controlo fisiátrico periódico;
– Cuidados de fisioterapia/terapia ocupacional;
– Animação sociocultural;
– Higiene, conforto e alimentação;
– Apoio no desenvolvimento das atividades de vida diária;
– Apoio nas atividades de vida instrumentais da vida diária.
INFORMAÇÕES ÚTEIS
De acordo com a legislação em vigor, apenas serão admitidos na ULDM Utentes referenciados e propostos pela RNCCI, através das suas equipas.
O horário de visitas será preferencialmente entre as 14:00 e as 20:00.
Deixe uma resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.