Cáritas Coimbra apresenta trabalho científico no WorldCist’17
Cáritas Coimbra apresenta trabalho científico no WorldCist’17
A Cáritas Diocesana de Coimbra irá participar, como conferencista em dois painéis,na Conferência Internacional WorldCist’17 – 5th World Conference on Information Systems and Technologies, que terá lugar no Porto Santo, de 11 a 13 de abril.
Cáritas Coimbra apresenta trabalho científico no WorldCist’17
A Cáritas Diocesana de Coimbra irá participar na Conferência Internacional WorldCist’17 – 5th World Conference on Information Systems and Technologies, que terá lugar no Porto Santo, de 11 a 13 de abril.
Este evento é um fórum global no qual investigadores e profissionais apresentam e discutem as mais recentes inovações, tendências, resultados, experiências e preocupações nas diversas perspetivas dos Sistemas de Informação e Tecnologias.
A Cáritas de Coimbra irá participar como conferencista em dois painéis – Ética, computadores e Segurança e Interação Homem-Máquina – apresentando artigos que articulam a área tecnológica com a social.
No dia 11, Carina Dantas irá apresentar o artigo Metodologia de Verificação de conformidade ética para utilizadores, investigadores e programadores de Robôs de Cuidados Pessoais, que surge na sequência dos desenvolvimentos e aprendizagem resultantes do projeto GrowMeUp (H2020), envolvendo a colaboração de várias entidades – Universidade de Coimbra, Instituto Pedro Nunes, Zuyderland e Citard. O artigo sugere um método estruturado para abordar as questões éticas no desenvolvimento de tecnologia, facilitando uma abordagem integrada e holística que possa garantir resultados mais ajustados e frutíferos, trabalhando em torno de uma constelação de atores – investigadores, programadores e utilizadores finais.
O artigo Validação do questionário de utilidade, satisfação e facilidade de uso para português europeu (USE) será apresentado por Ana Jegundo no dia 12 e surge também na sequência do projeto GrowMeUp e de uma colaboração transversal com a Universidade de Aveiro e o Instituto Pedro Nunes. Este artigo apresenta a tradução, adaptação cultural e validação para Português de uma escala internacional, USE, que é um questionário de 30 itens desenvolvido para avaliar a autoperceção de usabilidade. Uma vez que a qualidade desta versão validada está garantida, poderá ser agora utilizada amplamente pelos investigadores nacionais, sendo as conclusões e comparações possíveis porque as medições serão viáveis e confiáveis.
A Cáritas Diocesana de Coimbra tem apostado na investigação científica a par da intervenção social, com a crença de que a cocriação é a forma de implementar soluções realistas, ajustadas às necessidades reais mas que podem também ser integradas nas políticas e fluxos de trabalho nacionais e internacionais.
Deixe uma resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.