Cáritas Coimbra no I Congresso Internacional de Geriatria e Saúde Mental

A Cáritas Diocesana de Coimbra vai apresentar “As tecnologias ao serviço de um envelhecimento ativo e saudável – o projeto GrowMeUp”, no I Congresso Internacional de Geriatria e Saúde Mental, que terá lugar na Mealhada, no próximo dia 23 de junho.

Cáritas de Coimbra no I Congresso Internacional de Geriatria e Saúde Mental

Promovido e organizado pela Replicar Socialform, o I Congresso Internacional de Geriatria e Saúde Mental assenta nos princípios de diferenciação e de qualidade. Mais do que um espaço de atualização e reflexão sobre as temáticas de Geriatria e Saúde Mental, no contexto nacional e internacional, pretende-se divulgar o que de melhor se está a desenvolver nestas áreas.

A Cáritas de Coimbra irá apresentar no Congresso o Projeto GrowMeUp, explicando os seus objetivos e desenvolvimento e referindo os contornos da sua participação e as expectativas das pessoas idosas que o estão a experimentar. Este é um projeto cofinanciado pela União Europeia, no âmbito do programa Horizonte 2020, no qual estão envolvidos oito parceiros de seis países diferentes, liderados pela Universidade de Coimbra (para além da UC e da Cáritas Coimbra participam a Universidade de Genebra, a Zuyderland, a Universidade do Chipre, a PAL Robotics, a ProBayes e a Citard IT Services).

As novas tecnologias de apoio a idosos que melhorem a sua qualidade de vida e fomentem o envelhecimento ativo têm sido uma das apostas da Cáritas de Coimbra. É nesse sentido que se enquadra a participação da instituição no GrowMeUp, um projeto de investigação e desenvolvimento tecnológico, cujo principal objetivo é aperfeiçoar e testar um robô inovador, o GrowMu, que irá apoiar pessoas com mais de 65 anos nas suas atividades diárias. O GrowMu tem como objetivo apoiar idosos mais independentes nas suas atividades diárias. É um robô social, que não pretende substituir os serviços já prestados pelas instituições nem o contacto com os cuidadores, formais ou informais, mas sim ser um complemento no quotidiano dos idosos, nomeadamente nos seus períodos de maior isolamento ou solidão.