Cáritas Coimbra em Amesterdão defende melhor habitação para uma sociedade envelhecida

A Cáritas Diocesana de Coimbra participou como palestrante na Conferência sobre habitação social na Europa Social Housing: looking back, moving forward, que teve lugar em Amesterdão no dia 15 de junho.

A Cáritas Diocesana de Coimbra participou como palestrante na Conferência sobre habitação social na Europa Social Housing: looking back, moving forward, que teve lugar em Amesterdão (Países Baixos) no dia 15 de junho.

alt

Como parte do 1º Festival Internacional de Habitação Social (ISHF), a Housing Europe – Federação Europeia de Habitação Pública, Cooperativa e Social e a Aedes – Federação das Associações Holandesas de Habitação Social, organizaram um amplo debate sobre o futuro da habitação. Mais de 140 participantes, representando autoridades locais, associações de habitação social e de inquilinos, arquitetos e acadêmicos, investigadores e membros da sociedade civil, reuniram-se no Westerunie para se inspirar, discutir e planear ações para a futura visão sobre habitação acessível.

A discussão da manhã girou em torno do tema “preparar a mudança”. Os palestrantes abordaram os três temas principais do festival: diversidade, migração para as cidades e segregação e desigualdade.
Carina Dantas, Diretora de Inovação da Cáritas Coimbra e Vice-Presidente do Convénio Europeu para as Alterações Demográficas apresentou a comunicação ‘Social housing and demography – the challenges of an ageing society’ e falou sobre mudanças demográficas dentro da habitação social, nomeadamente devido ao envelhecimento da população, que irá aumentar dramaticamente. Em poucas décadas, mais de 25% da Europa terá 65 anos ou mais e o número de nascimentos está a diminuir. Devemos entender que o ambiente físico é um fator importante na nossa saúde à medida que envelhecemos. A Organização Mundial da Saúde acredita que devemos criar ambientes amigáveis à idade. A habitação, o transporte, a vida social, a vida saudável, a independência e o envolvimento são fatores fundamentais para o ambiente amigável à idade. Existem tecnologias e serviços que podem ajudar os idosos a permanecer mais tempo em suas casas (exemplo do projeto GrowMeUp) mas as características e acessibilidades habitacionais são essenciais para a implementação efetiva de soluções futuras, sendo necessários mais investimentos nacionais e comunitários nas questões da habitação.

Os colegas palestrantes do painel foram o Dr. Rudiger Ahrend, chefe do Programa Urbano na Direção de Política Pública e Desenvolvimento Territorial da OCDE e o Dr. Wouter van Gent, da Universidade de Amsterdão, que participaram também na mesa redonda de perguntas e respostas com o público.