Projeto Sementes do Saber lança desafio a novos padrinhos

A Cáritas Diocesana de Coimbra apresentou, no dia 7 de julho, em sessão pública no Café Santa Cruz, o projeto Sementes do Saber para o ano letico 2017/2018. Esta é já a sétima edição do projeto que apoiou, nos últimos 6 anos, 214 crianças e jovens em situação de carência económica.

Projeto Sementes do Saber lança desafio a novos padrinhos

A Cáritas Diocesana de Coimbra apresentou, no dia 7 de julho, em sessão pública no Café Santa Cruz, o projeto Sementes do Saber para o ano letico 2017/2018. Esta é já a sétima edição do projeto que apoiou, nos últimos 6 anos, 214 crianças e jovens provenientes de famílias em situação de carência económica

214 crianças e jovens foram apoiadas pelo projeto Sementes do Saber desde o seu início em 2011. Para o ano letivo de 2017/18 a Cáritas de Coimbra lançou o apelo a novos padrinhos e madrinhas para as 25 crianças já sinalizadas, que se encontram em situação de carência económica.

Para apresentar o projeto estiveram presentes, no Café Santa Cruz, o Presidente da Cáritas Diocesana de Coimbra, Pe. Luís Costa e Graça Ferreira, Diretora Técnica do Centro Comunitário S. José, equipamento através do qual é promovido o Sementes do Saber. Compareceu também a escritora Lurdes Breda, autora de livros para crianças, e jovens e para contrbuir com o seu testemunho, a mãe de uma jovem apoiada pelo projeto.

O Presidente da Cáritas de Coimbra realçou a importância dos padrinhos Sementes do Saber que fazem a diferença junto dos jovens e suas famílias e como “os seus gestos e contributos simples, transformam o mundo, equilibram oportunidades e vencem desigualdades”.

Graça Ferreira fez um balanço muito positivo do impacto que o projeto teve desde a sua implementação e ao longo destes 6 anos de existência. Deu também a conhecer as duas vertentes do projeto: a angaraição de padrinhos que contribuem de forma monetária para a aquisição de livros e material escolar e lançou também a campanha que está a decorrer e que consiste na recolha de manuais escolares que possam ser reutilizados ou papel para reciclagem. Lançou ainda o desafio à comunicação social, que sempre acompanhou e acarinhou este projeto, para que apoie a Cáritas de Coimbra na sua divulgação.

Para abordar o tema “O papel da educação nos dias de hoje” esteve presente a escritora Lurdes Breda, que além de aceitar gentilmente o convite endereçado pela Cáritas de Coimbra, tornou-se também madrinha Sementes do Saber, revertendo uma parte da venda de um dos seus livros.

A mãe de uma jovem apoiada pelo projeto referiu também como é que esta iniciativa possibilita a igualdade de oportunidades e possibilidade de crianças pertencentes a famílias com dificuldades económicas conseguirem seguir os seus sonhos.

Foi lançado aos presentes o desafio de se tornarem madrinhas e padrinhos 5 estrelas. Os interessados em apoiar este projeto, podem contactar o Centro Comunitário S. José através dos números 239492284 | 963695777 ou através do email ccsjose@caritascoimbra.pt.

Para finalizar a sessão, o grupo de teatro composto por colaboradores da Cáritas de Coimbra, denominado Carinhos Quentes, apresentou uma peça homónima ao público ali presente.