20º report da AÇÃO CÁRITAS_Incêndios 2017

Mais de 140 voluntários disponibilizaram-se na plataforma “DE MÃOS DADAS”, para colaborar nas zonas afetadas pelos incêndios. A iniciativa É Preciso Acreditar resultou num valor, provisório, de 162.666,27€. Das 17 habitações de reconstrução total consignadas, o investimento previsível para esta fase é 1.150.071,13€. 56.464 produtos angariados; 22.716 produtos entregues. Donativos em numerário: 2.038.610,99€.

20º report da AÇÃO CÁRITAS_Incêndios 2017

Na primeira semana após o lançamento da plataforma “DE MÃOS DADAS”, mais de 140 voluntários disponibilizaram-se para colaborar com o seu trabalho nas zonas afetadas pelos incêndios, o que se traduz, neste momento, em 70 ofertas de ajuda registadas. Um louvor a todos os Voluntários que já disseram Sim!

Para além das inscrições efetuadas na plataforma, a Cáritas de Coimbra tem recebido inúmeros contactos de pessoas que nos fazem chegar, diariamente, a sua disponibilidade de tempo e trabalho, e, naturalmente, muitas que pretendem doar bens.

A Cáritas de Coimbra tem efetuado contactos regulares junto dos 12 municípios afetados pelos incêndios no intuito de aferir as necessidades concretas das populações para que possa concretizar todo este apoio. Aguarda que tais referências ocorram nos próximos dias para que bens e voluntários possam chegar a quem (ainda) precisa.

O site “DE MÃOS DADAS” pretende agilizar a interligação entre necessidades e ocasiões de voluntariado e disponibilidade de voluntariado (individual ou em grupo). Os registos de ofertas e pedidos de ajuda podem continuar a ser feitos no site através do link https://sites.google.com/view/demaosdadas.

No dia 31 de outubro, realizou-se no Convento de São Francisco, em Coimbra, o concerto solidário É Preciso Acreditar, inserido na iniciativa com o mesmo nome promovida por André Sardet, com o objetivo de angariar donativos para o apoio às vítimas dos incêndios.

Mais de 1000 pessoas assistiram ao vivo ao espetáculo que contou com a presença de quase duas dezenas de artistas nacionais, de sua Excelência o Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, da maioria dos presidentes dos municípios afetados pelos incêndios e do Presidente da Cáritas de Coimbra, Pe. Dr. Luís Costa, que na sua intervenção louvou a generosidade dos portugueses e reforçou o compromisso da Cáritas em ser instrumento para levar até às populações a ajuda concedida.

A Cáritas de Coimbra conta receber nos próximos dias, por parte das entidades parceiras do evento, a confirmação oficial dos valores que lhe serão confiados, sendo no presente o resultado previsto da iniciativa de 162.666,27€. Após o fecho de contas serão divulgados os resultados finais, mantendo a transparência e rigor que pauta a Ação Cáritas de Coimbra.

No que concerne ao COMPROMISSO CÁRITAS | Incêndios junho, das 17 habitações de reconstrução total consignadas, 9 já iniciaram as obras, 2 começam esta semana e as restantes 6 habitações na semana contígua. O investimento previsível para esta fase, excluindo acabamentos e recheio, reflete no presente 1.150.071,13€.

Os produtos angariados nesta ação somam 56.464 bens e os produtos entregues às famílias e pessoas vítimas dos incêndios totalizam 22.716 unidades. Os donativos em numerário somam 2.038.610,99€. (inclui valor provisório da iniciativa “É Preciso Acreditar”).

Na semana que hoje inicia a Cáritas de Coimbra voltará a contatar as câmaras municipais no sentido de obter dados e pedidos reais de forma a agilizar os processos de ajuda, encaminhando bens e voluntários, para que as pessoas, famílias e empresas afetadas pelos incêndios consigam reconstruir as suas vidas.

A Cáritas de Coimbra louva a solidariedade de todas as entidades, instituições e particulares que lhe confiam a intermediação da ajuda às pessoas vítimas do flagelo dos incêndios e reitera a sua total disponibilidade e colaboração para com as comunidades afetadas pelos incêndios.

Cáritas Coimbra_Incêndios 2017: Mapa de Donativos em numerário (actualizado às 16h30m de 03.11.2017)

Cáritas Coimbra_Incêndios 2017: Mapa de Donativos em espécie (actualizado às 00h00m de 05.11.2017)

Cáritas Coimbra_Incêndios 2017: COMPROMISSO CÁRITAS_HABITAÇÕES (05.11.2017)

Contatos da Cáritas de Coimbra nesta ação:

– Responsável no terreno (Incêndios de junho):

Mariana Figueiredo

e-mail: marianafigueiredo@caritascoimbra.pt

telemóvel: 968772974

– Responsáveis no terreno (Incêndios de outubro):

Margarida Carvalho

e-mail: margaridacarvalho@caritascoimbra.pt

telemóvel: 925763653