Campanha 10 milhões de estrelas

Campanha 10 milhões de estrelas

A Cáritas de Coimbra está a promover na diocese a campanha “10 milhões de estrelas – um gesto pela paz, 2017”. Trata-se de uma campanha que envolve muitas Cáritas a nível internacional e que consiste na venda de uma vela com uma tripla finalidade: marcar o tempo de natal com um sinal distintivo (luz); sensibilizar para a paz; e angariar dinheiro que possa socorrer solidariamente pessoas em situação de necessidade urgente. As velas destinam-se a ser acesas à janela na noite de Natal; mas, sem tirar esta finalidade, a campanha pode ser enriquecida com outros gestos: por exemplo, a construção de uma coroa de advento nas famílias, ou na catequese paroquial. Há também testemunhos de interessantes celebrações comunitárias pela paz… A Cáritas Portuguesa determinou que 35% da verba angariada nesta campanha seja aplicada no socorro às vítimas dos fogos florestais de 2017. A outra parte da verba será aplicada no socorro imediato a outro tipo de situações de pobreza.

De resto, “os 10 milhões de estrelas” deste ano aparecem fortemente ligados ao 1º Dia Mundial dos Pobres, criado pelo Papa Francisco e celebrado no dia 19 de novembro, data em que foi lançada oficialmente, em Lisboa, a campanha de 2017. Pretende-se também fazer crescer as parcerias no âmbito da mesma campanha, nomeadamente através dos grupos de escuteiros, da pastoral juvenil, da educação moral e religiosa católica e, naturalmente, das diferentes paróquias.

As velas podem ser adquiridas junto das paróquias, ou junto dos diversos equipamentos sociais da Cáritas Diocesana.

A Cáritas Diocesana espera um grande e renovado entusiasmo com esta campanha que, sendo muito simples e muito bela, é também, em si mesma, muito significativa.