Reunião da Rede Portuguesa decorreu em parceria com o Fórum Portugal Economia Social
A terceira reunião participativa da Rede Portuguesa Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis, da qual a Cáritas Diocesana de Coimbra é coordenadora em parceria com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), decorreu no passado dia 10 de dezembro no Centro de Congressos de Lisboa (CCL), inserida no “Portugal Economia Social 2019” – fórum nacional sobre Empreendedorismo e Inovação Social.
A Rede Portuguesa incorpora mais de 70 organizações oficialmente registadas como Membros, reunindo parceiros de todas as regiões de Portugal comprometidos com a promoção de uma agenda conjunta para a implementação de Ambientes inclusivos para todas as idades, com particular incidência nas áreas da Saúde, Apoio Social, TICE e Infraestruturas.
Embora privilegie a participação dos membros da Rede, a reunião contou com a presença de novas entidades que demonstram interesse pela temática e métodos de trabalho. A sessão de trabalho serviu para debater as ações estratégicas em curso, que seguem o Plano de Ação do ano de 2019. O Plano do corrente ano identificou os desafios para cada uma das áreas temáticas definidas, nomeando várias ações a desenvolver para atingir os objetivos. Além de apresentar os participantes e os responsáveis das ações em cada área e atividade, o documento também identifica os outputs e resultados, que foram alvo de um workshop no encontro, dinamizado pelos vários Grupos de Trabalho.
Tal como foi referido anteriormente, esta reunião aconteceu em articulação com o evento Portugal Economia Social, que decorreu ao longo dos dias 10 e 11 no CCL
No segundo dia do fórum, o 3º Painel – Envelhecimento sustentável e projetos internacionais contou com a participação da Cáritas Diocesana de Coimbra. Carina Dantas, Diretora do Departamento de Inovação da instituição, que é também Vice-Presidente do Convénio Europeu para as Alterações Demográficas e Coordenadora Técnica da Rede Portuguesa, foi a keynote speaker da sessão. João Apóstolo, da ESEnfC, foi um dos oradores deste painel enquanto representante da Rede Portuguesa, da qual é Coordenador Científico.