Cáritas Coimbra recebe aprovação da Ação COST NET4AGEFRIENDLY

Foi aprovada a ação COST NET4AgeFriendly- International Interdisciplinary Network on Smart Healthy Age-friendly Environments, numa candidatura liderada pela Cáritas Diocesana de Coimbra, num trabalho conjunto com a AFEdemy (Holanda) e uma rede de investigadores de 47 países, na sequência do trabalho destas organizações na Rede SHAFE.

Carina Dantas, Diretora de Inovação da Cáritas de Coimbra, enquanto investigadora líder da proposta, refere que “esta ação pretende promover a inclusão social, a vida independente e o envelhecimento ativo e saudável na continuidade e alargamento do trabalho da Rede SHAFE, com o objetivo de superar a fragmentação e várias lacunas críticas que ainda existem, tanto ao nível conceptual como pragmático da inovação, para enfrentar os desafios políticos e de investigação na Europa. A atual pandemia da Covid-19 irá trazer consequências sociais e económicas que poderão agravar a qualidade de vida dos mais vulneráveis e, neste sentido, a ação NET4AgeFriendly poderá trazer propostas inovadoras para a sua mitigação e será essencial para manter estas áreas como prioridade na agenda política.”

A Ação NET4AgeFriendly terá a duração de quatro anos, com início em previsto no segundo semestre de 2020. Para a sua proposta, a rede reuniu 136 investigadores de 47 países, 39 na Europa e 8 a nível internacional: Estados Unidos da América, México, Canadá, Brasil, Japão, Austrália, Geórgia e Ucrânia – número que ainda poderá aumentar ao longo do primeiro ano de funcionamento durante o qual qualquer investigador se poderá associar.

A principal abordagem da NET4Age-Friendly é o estabelecimento de ecossistemas locais ou regionais em cada país do COST envolvido, para trabalhar na integração da saúde, apoio social e bem-estar com o mundo digital e os ambientes construídos, conjugados de forma inclusiva. Os ecossistemas são compostos por cidadãos, autoridades públicas, empresas, ONG e investigadores. Serão apoiados por quatro grupos de trabalho temáticos:

1. design inclusivo centrado no utilizador
  2. percursos integrados de saúde e bem-estar
  3. soluções digitais e implementação sustentável em larga escala
  4. desenvolvimento de políticas, financiamento e avaliações de custo-benefício.

Os resultados dos grupos de trabalho temáticos serão integrados através de um quinto grupo num quadro de referência único, que será o resultado principal do projeto.

A COST European Cooperation in Science and Technology financia atividades de colaboração transnacional num sistema de redes dedicadas à colaboração científica com livre acesso e bottom-up, em todos os domínios científicos e tecnológicos. O financiamento é atribuído no âmbito de um acordo entre a COST Action Association e a União Europeia através do programa Horizonte 2020 e tem especial preocupação com o empoderamento de investigadores sub-representados, nomeadamente mulheres investigadoras, em início de carreira, ou provenientes de países periféricos.