RESUMO
O projeto +Atlântico prevê uma intervenção plurissectorial, descentralizada e a implementação de estratégias de ação, que valorizem a participação e a corresponsabilização, bem como, favoreçam a emergência de iniciativas locais (individuais ou coletivas) e a autossustentação das mesmas, que viabilizem a mobilização e capacitação individual, comunitária e institucional para a mudança social nos territórios visados.
O consórcio do CLDS4G é composto por Associação Novo Olhar, como ELCP, ACIFF e Cáritas Diocesana de Coimbra, como ELEAS.
ATIVIDADES
Os Eixos de intervenção/atividades do projeto, são:
EIXO I
Emprego, formação e qualificação – aumentar a integração em mercado de trabalho; promover iniciativas empreendedoras que permitam a criação do autoemprego; promover o favorecimento da integração profissional de jovens; sensibilizar empresários para medidas públicas de apoio ao emprego.
EIXO II
Intervenção Familiar e parental, preventiva da pobreza Infantil – Reforçar estratégias de intervenção de proximidade; e qualificar/capacitar as famílias de competências que sejam impactantes no processo de mobilidade e desenvolvimento social.
EIXO III
Envelhecimento ativo e apoio à População Idosa – melhorar e disponibilizar atividades que reduzam o isolamento e exclusão social dos idosos com mais baixos recursos e que por esse motivo se encontram desprovidos de respostas adequadas ou serviços que apoiem e permitam um envelhecimento mais saudável.
EIXO IV
Auxílio e intervenção Emergencial e/ou capacitação e desenvolvimento comunitário – Tendo sido o Município considerado um território fortemente atingido pela calamidade dos incêndios em 2017, o plano de ação integra atividades ao nível do apoio e auto-organização da comunidade, facilitando o acesso a serviços públicos reduzindo o isolamento e a exclusão social.
PRINCIPAIS TAREFAS DA CDC NO PROJETO:
A CDC será responsável, em articulação com Associação Novo Olhar, pelo planeamento, execução e avaliação de atividades 11,12 e 13 (Eixo III), atividade 14 e 15 (Eixo IV). Estabelecimento das parcerias relevantes para a execução das metas estabelecidas, numa lógica de rentabilização de recursos e não duplicação de respostas. Afetação de um técnico para o desenvolvimento das atividades propostas, nomeadamente apoio logístico e técnico. A instituição dispõe de instalações em diversas freguesias do Município da Figueira da Foz, mantendo uma relação de proximidade estabelecida com a comunidade local e diferentes etnias residentes.
SUMÁRIO DO PROJETO
Nome do Projeto: +Atlântico
Acrónimo do Projeto: +Atlântico
Data de início: 01/09/2020
Data de fim: 01/08/2023
Orçamento Total: –
Nome do parceiro coordenador: –
Parceiros:
- Associação Novo Olhar – entidade promotora
- CDC
- ACIFF – Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz
Facebook: https://www.facebook.com/clds4gfigueiradafoz