Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres – Comunidade de Inserção Renascer

A Cáritas Diocesana de Coimbra – Comunidade de Inserção Renascer – assinalou o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres através da realização e exposição de um conjunto de atividades alusivas à problemática.

Iniciou a semana com a visualização do filme “A Preciosa” que aborda diferentes formas de violência, realça a pertinência dos padrões de beleza instituídos pela sociedade na construção/destruição da autoimagem e retrata temas associados ao preconceito, racismo e homossexualidade. Simultaneamente conduz à reflexão sobre a influência de uma educação alternativa e adaptativa no processo de emancipação e o impacto do empoderamento na alteração de trajetórias de vida.

Através da partilha de histórias de Marie Curie, Carolina Beatriz Ângelo, Frida Kahlo, Katherine Switzer, Malala Yousafzi, a Comunidade de Inserção Renascer realizou uma atividade interativa com as mulheres acolhidas que teve por base o ativismo praticado, ao longo dos anos, pela conquista de direitos humanos, emancipação e reconhecimento das capacidades físicas e intelectuais das mulheres.

A sinalização da data finalizou com a impressão digital marcada, de forma simbólica, pela cor de tinta, onde cada uma das mãos das mulheres da Comunidade de Inserção Renascer realça uma das qualidades que as caraterizam e que enaltecem o espírito da casa.