Workshop “Plataformas web abertas que apoiem envelhecimento ativo e saudável”

Irá decorrer no dia 25 de fevereiro de 2021, entre as 14h e as 15h45 (online) o Workshop “Plataformas web abertas que apoiem o envelhecimento ativo e saudável” que a Cáritas Diocesana de Coimbra (CDC), representada pelo Departamento de Inovação, está a organizar no âmbito do projeto PlatformUptake.eu (financiado pelo Horizonte 2020).

Este evento é dirigido a utilizadores finais, empresas fornecedoras de tecnologia, entidades de investigação, prestadores de cuidados formais e decisores políticos, e os seus principais objetivos são:

• Partilhar conhecimentos e recolher necessidades e dúvidas de possíveis utilizadores de plataformas abertas na área do envelhecimento ativo e saudável;
  • Atender as necessidades e solicitações das várias partes interessadas;
  • Identificar fatores de sucesso e lições aprendidas a partir de partilha de experiências de utilizadores finais, consumidores finais e autoridades competentes para a adoção, alavancagem e promoção de plataformas abertas.

AGENDA

14h00   Boas Vindas – Diana Guardado (CDC), Alexander Nikolov (SYNYO, GmbH) e Willeke van Staalduinen (Afedemy)

14h05   Introdução ao projeto PlatformUptake.eu – Alexander Nikolov

14h15   Introdução às plataformas abertas na área do envelhecimento ativo e saudável – Flávia Rodrigues (CDC)

14h30   Plataforma eVida – João Quintas (Instituto Pedro Nunes)

14h45   Implementação e utilização de plataformas abertas como parte de um ecossistema SHAFE – Carina Dantas (coordenadora da SHAFE Network)

15h00   Discussão, perguntas e respostas – Moderação Diana Guardado

15h40   Fecho

Mais informações disponíveis em: https://www.platformuptake.eu/events/

O projeto PlatformUptake.eu é uma Ação de Coordenação e Suporte à Comissão Europeia para plataformas digitais de apoio ao Envelhecimento Ativo e Saudável, que pretende analisar e descrever o ecossistema de plataformas “open service” existentes, para vários grupos de utilizadores, promovendo sinergias entre as respetivas redes e os projetos relacionados nos domínios AHA – Active and Healthy Ageing (Envelhacimento Ativo e Saudável) e IoT – Internet of Things (Internet das Coisas). Através da criação de informação centralizada online, propõe avaliar o impacto social das plataformas existentes, criar ferramentas de monitorização e avaliação, recolher histórias de utilizadores e boas práticas bem-sucedidas, promover a interoperabilidade e definir orientações comuns para a adoção dessas plataformas em larga escala.

O projeto é financiado pelo programa H2020 da União Europeia e está a ser desenvolvido por um consórcio constituído por 12 entidades, coordenadas pela SYNYO GmbH – onde se inclui a Cáritas Diocesana de Coimbra (CDC).