Cáritas Coimbra dinamiza sessões de cocriação com a Associação Nacional de Cuidadores Informais

Assumindo o envelhecimento ativo, autónomo e saudável como um dos principais desafios decorrentes da evolução demográfica da Europa, a Cáritas de Coimbra está atualmente a participar no projeto Europeu VALUECARE – “Value-Based Methodology for Integrated Care supported by ICT” (2019-2023), financiado pelo programa de investigação e inovação da União Europeia Horizonte 2020, sob o contrato de subvenção nº 875215.

Este projeto pretende disponibilizar uma solução digital de apoio aos cuidados integrados prestados a pessoas mais velhas em condições de fragilidade, vulnerabilidade e isolamento social, nas áreas social e da saúde. Esta solução será testada a partir de 2021, através de 7 pilotos de larga escala na Europa (Portugal, Itália, Grécia, Espanha, Croácia, Holanda, Irlanda), sendo a Cáritas de Coimbra responsável pela implementação do piloto português. Os objetivos deste estudo prendem-se não só com a melhoria da qualidade de vida destas pessoas, mas também com a facilitação e suporte às tarefas de cuidado formal e informal prestadas pelos profissionais e pelos familiares que as acompanham.

Entre outras restrições, a pandemia de Covid-19 ditou uma maior necessidade de distanciamento social, dificultando o árduo trabalho de milhares de cuidadores informais, que se desdobram, diariamente, para cumprir com o seu dever de cuidado. Neste sentido, o contexto pandémico agravou também o risco de isolamento social dos adultos mais velhos alvo destes cuidados, sobretudo em casos de escasso suporte familiar e/ou social.

Neste contexto, o piloto português do projeto VALUECARE propôs-se ajustar os seus objetivos e intervenção, visando contribuir, de forma útil, inovadora e eficaz, para melhorar a capacidade de resposta de acompanhamento destas pessoas, tanto ao nível dos cuidados de saúde, como do apoio social prestado pelos serviços públicos e privados de suporte.

Com o intuito de auscultar as necessidades e preferências dos cuidadores informais, no âmbito dos cuidados prestados aos seus familiares próximos, decorreram nos dias 3 e 4 de fevereiro, duas sessões de cocriação envolvendo a participação de um grupo de 10 elementos da Associação Nacional de Cuidadores Informais, incluindo a sua vice-presidente, Maria dos Anjos Catapirra. Nestas sessões foram ainda recolhidas as opiniões e sugestões destes cuidadores, com base na experiência adquirida na prestação de cuidados sociais ou de saúde a pessoas mais velhas, com diferentes graus de autonomia/dependência, de modo a garantir que os resultados do projeto correspondam, no futuro, às reais necessidades do terreno, constituindo uma mais-valia efetiva não só para a satisfação e bem-estar, mas também para uma menor sobrecarga e desgaste de todos os envolvidos.

Os resultados desta sessão permitirão adaptar a solução tecnológica em desenvolvimento, contribuindo para adequar a mesma às reais circunstâncias dos cuidadores informais, aos quais esta iniciativa pretendeu dar voz.

Informações adicionais sobre o projeto VALUECARE podem ser consultadas em: https://projectvaluecare.eu/