Cáritas Coimbra concluiu projeto que lembrava os seus utilizadores de realizarem tarefas através de botões sonoros

Durante 9 meses utilizadores, com 65 anos ou mais, de Centros de Dia, Apoio Domiciliário e Unidades Residenciais  pertencentes à Cáritas de Coimbra, participaram num estudo de adesão a planos de tratamento com o sistema Klikkit.

O sistema Klikkit tem como objetivo melhorar a adesão aos planos de tratamento, tornando as pessoas mais velhas mais independentes, mas também aliviar a carga de trabalho dos profissionais de cuidados mediante a monitorização do desempenho das tarefas numa plataforma online.

O sistema Klikkit consiste, para as pessoas mais velhas, na utilização de um tablet e botões que, nas horas programadas, emitem um som e informação de alerta para relembrar as tarefas que têm de desempenhar. Quando os botões tocam, os utilizadores devem premi-los dando a indicação que desempenharam a tarefa sugerida. Para os cuidadores, consiste na utilização de uma plataforma online que os informa se os utentes premiram os botões. Desta forma, podem monitorizar se o utente desempenhou a tarefa proposta.

Numa perspetiva geral, a utilização por parte das pessoas mais velhas foi positiva:

Ajudou-os a criar e manter rotinas:

“Este sistema ajudou-me a criar rotinas e a manter-me mais ativo” – Uma das tarefas deste utilizador foi realizar pequenas caminhadas duas vezes ao dia.

“Eu não sinto dificuldades em realizar as minhas rotinas diárias, mas por vezes esqueço-me. Por vezes, no inverno, sento-me e adormeço e quando o sistema toca, acordo para tomar a minha medicação.” – A tarefa em questão é a toma da medicação da noite.

Ajudou-os a manter rotinas que melhoraram a sua saúde geral:

“Sou uma pessoa nervosa e o sistema ajudou-me a manter-me mais ativa e calma.” – Este utilizador tinha como tarefas beber água e caminhar.

“Comecei a beber água com maior regularidade e isto ajudou-me porque estou com uma dieta para emagrecer. Já me sinto melhor.” – A atividade deste utente é a toma regular da água.

“Tenho problemas de rins e este sistema ajudou-me a beber mais vezes água. Já não sinto dores há bastante tempo.” – O sistema ajudou este utente a beber água com regularidade.

Este sistema também foi útil para os cuidadores das organizações. Por exemplo, em alguns Centros de Dia e numa Unidade Residencial, foi utilizado o sistema Klikkit com um botão para relembrar todos os utentes para beberem água a várias horas durante o dia. Desta forma, os utilizadores tornaram-se mais independentes na realização desta tarefa.

Mais informações sobre o sistema Klikkit podem ser consultadas na sua página oficial: Klikkit Home Care Solution | Easy & Effective Elderly Care (justklikkit.com)

A Cáritas de Coimbra testou o sistema devido a uma subcontratação e parceria com a empresa Hablab, coordenadora do projeto a nível europeu. Este estudo de avaliação esteve inserido nas atividades do projeto de investigação – Klikkit – cofinanciado pelo Programa Horizonte 2020 (H2020) da União Europeia Grant Agreement ID: 959492.