Cáritas Portuguesa visita Cáritas Diocesana de Coimbra

A Cáritas Diocesana de Coimbra recebeu, no passado dia 23 de junho, a Cáritas Portuguesa, com o objetivo de conhecer no terreno a instituição, as suas áreas de intervenção e alguns dos seus projetos inovadores que têm vindo a ser implementados.

Rita Valadas, Presidente da Cáritas Portuguesa, João Pereira, Secretário-Geral, e Isabel Quintão, Técnica de Intervenção Social, foram recebidos nas instalações da Cáritas de Coimbra, obtendo uma breve contextualização das várias respostas sociais disponibilizadas pela instituição anfitriã.

Acompanhados pelo Presidente da Cáritas Diocesana de Coimbra, Prof. Dr. Manuel Antunes, e pelo Diretor Geral de Serviços Carlos João Diogo, os visitantes conheceram a sede e vários Centros da instituição conimbricense. Durante a manhã visitaram a Creche e Jardim de Infância do Centro Nossa Senhora da Anunciação e o Centro Rainha Santa Isabel, onde conheceram as 5 valências existentes: Unidade de Longa Duração e Manutenção, Lar de Grandes Dependentes, Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e, ainda, a Clínica de Medicina Física e Reabilitação. Ainda durante a manhã, visitaram o Lar de Santo António, estrutura residencial para pessoas mais velhas.

Ao almoço, juntou-se à equipa o Sr. Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, e alguns membros da Direção da Cáritas Diocesana de Coimbra.

Já na parte da tarde, o grupo reuniu com os elementos do Conselho Geral da Cáritas Diocesana de Coimbra. Após esse momento, deram continuidade à visita, dirigindo-se para a Baixa de Coimbra, onde conheceram o Centro Comunitário de Inserção (CCI) e todo o trabalho desenvolvido pela instituição neste local. O CCI apoia adultos em situação de vulnerabilidade social, procurando assegurar através dos seus serviços ações que promovam e reforcem a sua capacidade de (re)integração social, autonomização e participação cívica. Além de todo o trabalho visível, os visitantes não ficaram indiferentes à biblioteca disponível nestas instalações, com prateleiras totalmente preenchidas por livros doados das mais diversas áreas.

Ainda na Baixa de Coimbra, visitaram a Equipa de Rua “Reduz”, resposta social da Cáritas de Coimbra criada em 2002, que se apresenta como um modelo alternativo e também complementar aos modelos tradicionais de intervenção e à estratégia de tratamento. Esta Equipa de Rua foca-se na intervenção psicossocial de primeira linha com indivíduos envolvidos em problemáticas de adição e/ou alcoolismo (sem enquadramento sociofamiliar).

Este encontro foi uma excelente confirmação da relação de proximidade entre a Cáritas Portuguesa e a Cáritas Diocesana de Coimbra, além de ter demonstrado a relevância do papel da instituição conimbricense na área geográfica da sua Diocese.