Piloto do projeto DIANA testado em Lar da Cáritas de Coimbra
Decorre no Lar de Santo António (resposta social da Cáritas Diocesana de Coimbra) o piloto do projeto DIANA, no âmbito do Programa AAL. Este projeto já está na sua fase de teste que consiste na instalação de sensores em quartos e em casas de banho a fim de possibilitar a deteção de quedas, bem como fornecer informações relevantes para preveni-las.
No passado dia 30 de junho, foram instalados 4 sensores, que têm recolhido informações para auxiliar a equipa de enfermagem e de cuidados em geral na monitorização dos participantes do projeto.
A implementação da fase do piloto do projeto pretende testar a fiabilidade dos eventos detetados pelo sistema (uma queda, por exemplo) e compará-los com os acontecimentos reais (verdadeiros positivos, falsos negativos e falsos positivos).
Os objetivos centrais do projeto são em grande medida relativos a apoiar a equipa de enfermagem e de cuidados em tarefas como:
- monitorizar a segurança dos pacientes (detetar quedas);
- monitorizar caminhadas durante a noite;
- apoiar atividades da vida diária (ex: idas à casa de banho);
- observar tendências de saúde dos pacientes, e registar dados para posterior avaliação de especialistas.
Os resultados preliminares em termos de perceção dos movimentos dos utentes têm sido bastante animadores. No final desta fase serão divulgados os resultados de formas mais pormenorizada e aprofundada.