Presidente da Cáritas Portuguesa orientou a 1ª Sessão do Curso de Agentes de Pastoral Social

Participantes no Curso de Agentes da Pastoral SocialCom o tema “Pastoral Social, o que é?”, orientado pelo Dr. Eugénio da Fonseca, Presidente da Cáritas Portuguesa, começou no dia 15 de setembro o Curso de Agentes de Pastoral Social, uma realização da Diocese de Coimbra, organizado pela Cáritas Diocesana.

Na sua comunicação, o Dr. Eugénio da Fonseca fez uma aproximação metodológica aos conceitos de pastoral e de social, para progredir para uma fundamentação bíblico-teológica da ação social da Igreja subtentendida nesses conceitos, com leitura demorada de algumas das passagens mais significativas do antigo Testamento, do novo Testamento, do Concílio Vaticano II e das encíclicas papais, nomeadamente a “Deus caritas est”. Ainda como nota forte da sua comunicação, sublinha-se a afirmação da universalidade dos cristãos como agentes da ação pastoral da Igreja.

Da parte da tarde houve lugar para uma apresentação da ação das Conferências Vicentinas (Sociedade de S. Vicente de Paulo) pelo Presidente do Conselho Central Diocesano, Dr. Luís Subtil, e para uma breve apresentação de duas respostas concretas da Diocese de Coimbra, através da sua Cáritas, a dois problemas sociais graves: toxicodependência e pessoas infetadas pelo vírus do VIH/Sida. Para isso, estiveram connosco os colegas de trabalho Manuela Lopes, Albano Rosário e Natália, que, além da apresentação dos serviços, aproveitaram a oportunidade para lançar alguns desafios concretos aos participantes do Curso em termos de atuações nas comunidades de proveniência, nomeadamente o despiste de situações e encaminhamento das mesmas.

O Sr. Bispo encerrou esta 1ª Sessão de trabalho, presidindo à Eucaristia, em cuja homilia reforçou a importância e a necessidade de todos nós traduzirmos na vida concreta, nas obras pessoais e nas ações da Igreja, a fé que professamos.

O Curso vai estender-se ao longo do ano pastoral (até junho de 2013), com trabalho intensivo numa sessão mensal (um sábado por mês) e trabalho pessoal de leitura, reflexão e síntese entre estas sessões. Neste momento conta com 70 pessoas inscritas, mas trata-se de uma ação aberta a mais inscrições, e estamos convencidos de que assim acontecerá.