Magusto e celebração do S. Martinho – Cumeeira

magusto na cumeeiraRealizou-se, no passado dia 9 de Novembro de 2012, um magusto de celebração do S. Martinho no Centro de Dia da Cumeeira.

Foi uma atividade da iniciativa da Cáritas Diocesana de Coimbra com 120 participantes, entre idosos e crianças do Concelho de Penela e também da Freguesia de Cernache – Coimbra.

Envolveu o Setor de Ação Social da Câmara Municipal de Penela, a Junta de Freguesia de Cumeeira, a Igreja da Cumeeira, a Santa Casa da Misericórdia de Penela e o Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro – Penela/Escola da Cumeeira.

O objetivo para além de assinalar naquele Centro o Ano Europeu para o Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, foi também um momento de celebração da palavra de Deus com uma eucaristia celebrada na Igreja da Cumeeira pelo Presidente da Cáritas Diocesana de Coimbra, o Sr. Padre Luís Costa.

Seguiu-se um enorme magusto e lanche que foi animado por um grupo de música popular utilizando instrumentos ancestrais portugueses.

As crianças da escola da Cumeeira saltaram a fogueira típica desta região, e já bem enfarruscados, dedicaram cantigas aos idosos. Num momento de contacto direto entre gerações.

No final entregaram-se lembranças aos participantes para relembrar um dia bonito de tradições.