OPEN CALL | Segundo convite à apresentação de propostas do Pharaon

O Projeto Pharaon, cofinanciado pelo programa de investigação e inovação da União Europeia Horizonte 2020 ao abrigo do acordo de subvenção n.º 857188, vai oferecer apoio financeiro a terceiros através de um convite aberto à apresentação de contributos para o projeto. O Pharaon tem como objetivo geral fornecer suporte ao envelhecimento ativo da população europeia, através da criação de um conjunto de plataformas abertas, interoperáveis e altamente personalizáveis. Este projeto iniciou a atividade em 2019 e desde aí que conta com a parceria da Cáritas Diocesana de Coimbra.

O Pharaon convida pequenos consórcios (até três parceiros) para completar e complementar o processo de evolução do Ecossistema Pharaon através das seguintes ações específicas:

1. Expandir as capacidades do ecossistema Pharaon, trazendo novas tecnologias e soluções digitais que respondam a um ou mais Desafios Pharaon.
  2. Alargar o alcance da Pharaon para além das fronteiras dos atuais pilotos, implementando novos pilotos com os seus próprios utilizadores que validem as tecnologias e soluções digitais selecionadas. Os consórcios terão de trazer os novos utilizadores e gerir a implementação e o acompanhamento do piloto.
  3. Demonstrar que as ferramentas de interoperabilidade Pharaon fornecem um quadro robusto e fácil de usar, que facilitará a evolução do ecossistema Pharaon e, consequentemente, a sua sustentabilidade. Isto será conseguido através da integração de cada uma das soluções digitais selecionadas com o Pharaon Hub e da sua interoperação com, pelo menos, um dos componentes Pharaon.

• A Segunda Open Call do Pharaon irá financiar consórcios de até três parceiros, preferencialmente com pelo menos uma PME, com soluções digitais maduras que respondam a um ou mais Desafios Pharaon. Cada consórcio terá de adaptar a sua solução para a integrar no ecossistema Pharaon através da utilização do Pharaon Hub e terá de realizar um pequeno piloto que valide a solução e a sua integração no Pharaon em cenários do mundo real.
  • O orçamento máximo previsto para o financiamento de projetos no âmbito da presente Open Call é de 2 500 000 euros. O montante máximo elegível das subvenções é de 200 000 euros por ação. Prevê-se que esta Open Call financie até 15 projetos de terceiros.
  • Todas as entidades registadas num Estado-Membro da UE ou num país associado ao Horizonte 2020 são elegíveis para candidatura.
  • O prazo para submissão é 30 de setembro de 2023
  • Todas as informações podem ser consultadas no site do Pharaon: https://www.pharaon.eu/second-open-call/