Cáritas Diocesana de Coimbra assinalou o Dia da Internet Segura

No passado dia 5 de fevereiro assinalou-se o Dia da Internet Segura, com o tema Direitos e Responsabilidades Online.

A Cáritas Diocesana de Coimbra respondeu ao desafio da Microsoft, organizando e dinamizando uma ação de sensibilização junto da comunidade, com o objetivo de promover uma navegação segura e consciente da Internet.

O planeamento da atividade foi realizado segundo um guião e material cedido pela Microsoft, que forneceu formação online aos técnicos da Cáritas que dinamizaram este espaço informativo. Foram envolvidas na atividade 7 Crianças do 1.º ciclo que frequentam a Sala de Estudo e CATL do Centro Comunitário S. José, no Bairro da Rosa.

Durante a sessão as crianças estiveram sempre muito empenhadas, tendo ficado despertas para os cuidados a ter e perigos decorrentes da utilização da internet. Neste contexto, foram abordadas alguns questões, nomeadamente para que pode ser utilizada, o que é o email e os cuidados que os alunos devem ter quando usam o email (criação de contas, proteção das senhas e rejeitar emails de estranhos); o que significa jogar na Internet e quais os cuidados que os alunos devem ter quando o fazem (criação de contas e comportamentos responsáveis); comportamentos de segurança (evitar falar com estranhos, respeitar os outros e não fornecer informação pessoal); tratar os outros com respeito, fazer valer os nossos direitos e deveres na Internet. Explorou-se a ideia de redes sociais, chamando a atenção para os cuidados a ter (adicionar apenas amigos e não fornecer muita informação).

Reforçou-se a ideia base deste Dia da Internet Segura: tratar os outros com respeito. Porque educar também é sensibilizar para a cidadania.