Cáritas de Coimbra inicia em março o projeto Cuidar é Amar

A Cáritas Diocesana de Coimbra vai assinalar o 5º aniversário da Unidade de Longa Duração e Manutenção (ULDM) Farol com o projeto Cuidar é Amar, sensibilizando os mais novos para a importância de cuidar.

Sob o tema Cuidar é Amar, serão realizadas, a partir de 14 de março, 6 sessões para as crianças integradas nos Jardins de Infância da Cáritas Diocesana de Coimbra.

Será desenvolvido um conjunto de atividades, adaptadas à idade, que os conduza, através de uma história, à reflexão e à partilha do ato de cuidar no dia-a-dia em que todos são potenciais cuidadores. A partir da leitura do conto “Os quatro Tesouros”, as crianças serão incentivadas a partilhar o que para elas significa cuidar com amor.

A simplicidade inerente a esta ação representa o desejo manifestado por utentes, familiares e profissionais da unidade de valorizar a importância do cuidar junto da comunidade, elegendo este público como veículo privilegiado de transmissão de informação no seio familiar e comunitários, partilhando junto das crianças as pequenas grandes coisas que dão sentido à vida e mostram como o outro é importante, incentivando, desde a infância, o sentido de responsabilidade social.

PARTICIPANTES

• Elementos da equipa técnica da ULDM Farol e Jardins de Infância da CDC
  • Crianças do Jardim de Infância da CDC com idades compreendidas entre os 3 e 5 anos
  • Contador(es) de histórias

LOCALIZAÇÃO E CALENDARIZAÇÃO

• Creche e Jardim de Infância Nossa Srª de Fátima – Pedrulha

Dia 20/03/2013 às 9:30H ( crianças 4 e 5 anos)

Dia 22/03/2013 às 11:00H (crianças 4 e 5 anos)

Dia 20/03/2013 às 9:30H (crianças 3 anos)

• Creche e Jardim de Infância Nossa Srª dos Milagres – Cernache

Dia 25/03/2013 às 15:30H (crianças 5 anos)

Dia 27/03/2013 às 9:30H (crianças 3 anos)

Dia 27/03/2013 às 11:00H (crianças 4 anos)

A ULDM Farol, inserida na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, pretende constituir uma resposta na prestação de cuidados a pessoas com doenças crónicas que, independentemente da idade, se encontrem em situação de dependência. Visa a humanização e a qualidade dos cuidados de forma a garantir a prestação de serviços adequados às necessidades de cada utente, tendo por base o respeito pelo bem-estar.