Inovação da Cáritas Coimbra promove a cidadania ativa em Feira de Voluntariado
No passado dia 17 de abril, o Departamento de Inovação juntou-se ao setor do Voluntariado, para representarem a Cáritas Diocesana de Coimbra na Feira de Voluntariado que decorreu no Pólo III – Pólo das Ciências da Saúde da Universidade de Coimbra. A ideia foi promover a cidadania ativa através da integração de projetos de inclusão.
O posto da Cáritas de Coimbra apresentou-se num formato mais interativo, permitindo que os visitantes interagissem com os protótipos dos projetos e ainda levassem consigo materiais diversos, de forma totalmente gratuita. Podiam, por exemplo, levar os livros de atividades com o tema de literacia digital em saúde, que foram desenvolvidos no âmbito do projeto IDEAHL; levar diversos flyers com dicas de saúde, bem-estar e inclusão digital (provenientes dos projetos ValueCare e IDEAHL); utilizar os tablets disponibilizados, com a app Sentab do projeto Pharaon instalada para testagem; conhecer os dispositivos tecnológicos do projeto AGAPE, que permitem fazer uma monitorização diária do estilo de vida; e interagir com os dispositivos do projeto AAL4All, que foram utilizados na fase piloto com utentes da Cáritas de Coimbra em prol das casas inteligentes, enquanto alternativa para ambientes assistidos a fim de melhorar a qualidade de vida de pessoas mais velhas e seus cuidadores.
O público foi bastante entusiasta com a inovação da Cáritas de Coimbra, demonstrando interesse em participar nas futuras atividades dos projetos da instituição enquanto membros voluntários. Esta será uma oportunidade para se enriquecerem com experiência de campo e ainda alavancarem o estudo dos projetos.
Os projetos ValueCare, Pharaon e IDEAHL receberam financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia – Projeto ValueCare ‘Value-Based Methodology for Integrated Care Supported by ICT’, sob o contrato de subvenção nº 875215; Projeto Pharaon ‘Pilots for Healthy and Active Ageing’, sob o contrato de subvenção nº 857188; e Projeto IDEAHL ‘Improving Digital Empowerment for Active Healthy Living’, sob o contrato de subvenção nº 101057477. Os projetos AAL4All e AGAPE ‘Active aGeing And Personalised service’s Ecosystem’ são ambos cofinanciados pelo Programa Europeu AAL (Active Assisted Living) e, no caso português, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.