Cáritas Diocesana de Coimbra celebra o seu Dia Anual a 4 de outubro

A Cáritas Diocesana de Coimbra, a maior Instituição Particular de Solidariedade Social do distrito de Coimbra e uma das maiores a nível nacional, prepara-se para celebrar a 2ª edição do Dia da Cáritas Diocesana de Coimbra no dia 4 de outubro. O evento, que terá lugar na sede da instituição, localizada na Rua D. Francisco de Almeida, 14, contará com um programa diversificado que combina momentos de espiritualidade, reflexão e homenagens a colaboradores.

Com uma história que remonta à década de 1950, a Cáritas Diocesana de Coimbra tem uma vasta rede de 126 serviços espalhados pelo distrito de Coimbra e por nove municípios de distritos vizinhos. Esta rede permite à instituição apoiar cerca de 15 mil pessoas por ano, nas áreas de apoio social, saúde, educação e pastoral, sempre com um compromisso inabalável com o humanismo e o rigor técnico e científico.

O dia começa às 10h00 com uma Celebração da Eucaristia, na Capela da Cáritas, presidida pelo Padre Manuel Ferrão, Vigário-Geral da Diocese de Coimbra. Às 10h45, seguir-se-á a Sessão Comemorativa, onde será feita uma apresentação institucional da Cáritas Diocesana de Coimbra, destacando a sua missão e as suas ações ao longo dos anos.

A partir das 11h00, o público assistirá a uma série de discursos realizados pelo Presidente da Cáritas Diocesana de Coimbra, Professor Doutor Manuel Antunes, o Vigário-Geral Padre Manuel Ferrão, e o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Professor Doutor José Manuel Silva.

Um dos momentos de maior interesse será a Conferência “Inteligência Artificial: Oportunidades e Riscos”, às 11h45, proferida pelo reconhecido físico e divulgador científico, Professor Doutor Carlos Fiolhais. O tema promete trazer uma reflexão contemporânea e instigante sobre o impacto da tecnologia na sociedade e nas instituições sociais.

Por fim, às 12h30, haverá uma Homenagem aos Colaboradores com mais de 30 anos de serviço na Cáritas Diocesana de Coimbra, reconhecendo o papel crucial que desempenham no sucesso e na continuidade da missão da instituição.

A participação no evento requer confirmação até ao dia 27 de setembro, através do e-mail correio@caritascoimbra.pt.