Cáritas Coimbra lançou uma exposição virtual no Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

A Cáritas de Coimbra promoveu, no dia 17 de outubro de 2024, um debate com grande adesão e a apresentação da exposição virtual “Pelos olhos de quem vê e sente”, em celebração ao Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. O evento teve lugar no histórico Café Santa Cruz, em Coimbra, e contou com uma audiência numerosa e interessada. Este evento, promovido pelo Setor da Inclusão da Cáritas Coimbra, destacou o trabalho da instituição junto de indivíduos/famílias em situação de vulnerabilidade social.

A exposição virtual, concebida através de uma metodologia participativa “photovoice”, reuniu fotografias tiradas por pessoas que vivem a realidade da pobreza, cada imagem acompanhada por palavras que exprimem o seu olhar e os seus sentimentos. O objetivo foi criar uma reflexão profunda sobre as condições de vida de quem enfrenta essa realidade diariamente e promover empatia através da arte.

O evento contou com uma sessão de abertura conduzida por Liliana Pimentel, membro da Direção da Cáritas de Coimbra, e com uma intervenção de Liliana Lopes, técnica da Equipa de Apoio à Coordenação da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza. O encerramento ficou a cargo de João Francisco Campos, presidente da União de Freguesias de Coimbra.

O debate ficou marcado por uma abordagem técnico-reflexiva da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza, apelando a uma mobilização dos decisores políticos e da sociedade civil para a implementação de medidas que possam mitigar as causas e consequências deste flagelo, presente em todo o território nacional.

A galeria virtual, que despertou interesse na audiência e deu o mote para a participação nas discussões subsequentes, pode ser agora visitada através do link https://www.artsteps.com/view/667e854ee10396f973e55fc1.