
O projeto SAge-Hub: Smart Ageing Synergies – Strengthening Interregional Innovation (em português, SAge-Hub: Sinergias para o Envelhecimento Inteligente – Reforçar a Inovação Interregional para o Envelhecimento ativo e saudável) tem como objetivo fortalecer a capacidade da União Europeia (UE) para responder às transformações demográficas através da cocriação e validação de soluções de Smart Ageing (envelhecimento inteligente). O projeto pretende criar um ecossistema inter-regional de inovação, que envolve pequenas e médias empresas (PMEs), instituições de investigação, autoridades públicas e cidadãos/ãs para cocriar, testar e validar soluções que promovam a qualidade de vida das pessoas mais velhas e das suas comunidades.
Etapas do projeto:
- Living Labs & Cocriação: Criação de Living Labs (ambientes de teste em contexto real) em várias regiões da UE para cocriar, testar e validar soluções centradas no envelhecimento ativo e saudável. Um dos resultados do projeto será a partilha de exemplos e lições aprendidas no âmbito da criação dos living labs.
- Mapeamento da cadeia de valor & capacitar PMEs: Mapeamento dos ecossistemas regionais de inovação e capacitação das PMEs com competências, ligações estratégicas e percursos de integração em cadeias de valor mais amplas, no domínio do Smart Ageing.
- Diálogo político e governação: Dinamização de mesas-redondas lideradas por embaixadores, com o envolvimento de stakeholders, para alinhar estratégias regionais e apoiar a adoção de modelos de governação em Smart Ageing. Os Embaixadores Regionais de Inovação do SAge-Hub ligam os ecossistemas regionais à rede europeia de inovação em Smart Ageing e representam os quatro pilares da hélice quádrupla: governação pública, academia, indústria e sociedade civil. Pretende-se assegurar que a inovação está alinhada com as prioridades políticas, a excelência científica, as necessidades do mercado e as expectativas dos/as cidadãos/ãs. A Rede de Embaixadores é aberta e integra candidatos propostos pelos parceiros do projeto, assim como profissionais externos que manifestem interesse ou sejam nomeados pelas suas organizações e redes.
- Desenvolvimento de Casos de Negócio: Transformação de soluções validadas em casos de negócio sólidos, preparados para a adoção, financiamento e escalabilidade. Um dos resultados do projeto será a apresentação de soluções de Smart Ageing, apoiadas pelo SAge-Hub, com elevado potencial de adoção e escalabilidade.
Principais tarefas da CDC no projeto:
A Cáritas Diocesana de Coimbra tem como foco as atividades de cocriação e Living Labs, colocando ao serviço do projeto o seu conhecimento comunitário e a experiência no trabalho direto com pessoas mais velhas, no âmbito da promoção do envelhecimento ativo e saudável. Para além disso, também se pretende apoiar as PMEs e entidades no desenvolvimento e validação de soluções centradas nas reais necessidades dos adultos mais velhos.
SUMÁRIO DO PROJETO
Nome do Projeto: SAge-Hub: Smart Ageing Synergies – Strengthening Interregional Innovation (em português, Reforçar a Inovação Interregional para o Envelhecimento Inteligente)
Acrónimo do Projeto: SAge-Hub
Data de Início: 15/09/2025
Data de Fim: 14/09/2027
Orçamento total do projeto: 1.748.825,12€
Nome do parceiro coordenador: Digital Innovation Zone (DIZ) (Roménia)
Parceiros (n.º total e nome):
- Health Cluster Portugal (Portugal)
- Prizztech Ltd (Finlândia)
- i2cat (Espanha)
- University of Medicine and Pharmacy “Grigore T. Popa (UMF lasi) (Roménia)
- Cáritas Diocesana de Coimbra (Portugal)
- Governo das Ilhas Canárias (Espanha)
- AKMI (Grécia)
- Instituto Pedro Nunes (Portugal)
- Institute of Entrepreneurship Development (iED) (Grécia)
Website: https://sage.digital-innovation.zone/
Twitter: Não tem
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/sage-hub-project
Facebook: https://www.facebook.com/people/SAge-Hub-Project/61582576981580/
YouTube: https://www.youtube.com/@SAGE-HUB-project
Financiamento do projeto:
O SAge-Hub é financiado pelo “Investimento em Inovação Inter-regional (I3)”, um instrumento de financiamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), com o contrato n.º 101225454. Este instrumento de financiamento da Política de Coesão para o período 2021-2027, visa apoiar a comercialização e a expansão de projetos de inovação inter-regional em áreas prioritárias de especialização inteligente partilhadas, tendo como objetivo incentivar o desenvolvimento de cadeias de valor europeias com uma forte dimensão de coesão.
Notícias:
