Cáritas faz encontros com saúde

Cáritas de Coimbra faz Encontros com Saúde no Farol

Com a temática da Hepatite C – Realidade vs Mitos, o Centro de Alojamento Temporário da Cáritas de Coimbra realizou no passado dia 20 de novembro a 3ª sessão dos Encontros com Saúde, dinamizada pelo Dr. Pedro Crespo, com a participação de cerca de 30 técnicos e utentes…

Cáritas de Coimbra faz Encontros com Saúde no Farol

No passado dia 20 de Novembro, realizou-se a 3ª sessão dos Encontros com Saúde, no Farol, sobre o tema Hepatite C – Realidade vs Mitos, dinamizada pelo Dr. Pedro Crespo.

Sobre esta doença, constata-se o enorme caminho percorrido nos últimos 30 anos, desde a descoberta do vírus nos anos 80 do século passado e, simultaneamente, na atualidade, a clara noção do muito que ainda falta fazer.

Neste contexto peculiar de formação, que se desejava pragmática e clara, com especial incidência no esclarecimento de dúvidas por parte dos utentes e de técnicos, num total de três dezenas de participantes, foram abordados inúmeros aspetos: dos sintomas ao diagnóstico e estadiamento, passando pela terapêutica e, naturalmente, pelo futuro do tratamento e perspetivas. Importava, de modo especial, esclarecer as questões em torno do diagnóstico, e assim, realçar a importância do rastreio, desmistificando também as respostas ao nível do tratamento. Conheceram-se os efeitos secundários na sua generalidade; no entanto, nem todos os que fazem o tratamento os sentem com a mesma intensidade. Estes sintomas podem ser minimizados (medicação, descanso, alimentação equilibrada e apoio social e psiquiátrico) uma vez que a doença (a não ser tratada) causará consequências irreversíveis.

Quanto ao futuro, perspetivam-se novos esquemas de tratamento para todos os genótipos, com taxa de resposta elevada e mais curtos mas infelizmente muito caros. Desta feita, ficou o repto para o papel decisivo da prevenção da infeção, através da mudança de comportamentos e a adoção de estilos de vida saudáveis e a importância da implementação do rastreio universal, pois, segundo dados estatísticos, a maioria dos casos (+/- 75%) são assintomáticos durante 20 a 30 anos.

A hepatite C é uma doença grave, com complicações diversas, não há vacina, o tratamento é longo mas possível e viável. Afeta toda a gente em toda a parte do mundo e, por vezes, está mais próximo de nós do que seria de esperar.