Campos de trabalho…Uma oportunidade de educação

No contexto atual das famílias, das escolas e da sociedade os campos de trabalho torna-se uma grande oportunidade para uma ocupação e formação das crianças adolescentes e jovens.

As famílias sentem cada vez mais a necessidade de ocupação para os seus filhos nos períodos de férias em ambientes contentores e protegidos.

A escola é cada vez mais um espaço formal de aprendizagens centradas na aquisição de conhecimentos e redutora na facilitação de experiências gratificantes ao nível do desenvolvimento pessoal e social.

A educação, de uma forma muito geral, está centrada numa realidade pouco abrangente e desenvolve-se a partir de contextos pouco alternativos, muito similares, não permitindo a facilitação de experiências ao nível do saber “SER” e do saber “Estar” na relação consigo mesmo, com os outros e com a realidade que nos rodeia.

Este contexto, não potencia uma educação globalizante onde os indivíduos possam, de uma forma contida e protegida, fazer uma autoeducação pela aprendizagem prática de vivências gratificantes em contacto com a natureza, com outros iguais e com uma realidade social diferente da sua.

Os campos de trabalho são uma oportunidade de crianças, adolescentes e jovens poderem, de uma forma clara, experimentarem as suas capacidades, as suas qualidades, o seu potencial humano e também o local de poderem assumir os seus medos, as suas frustrações, as suas angústias com outros iguais protegidos por uma equipa de adultos.

No final deste ano letivo facilitaremos, durante os meses de junho e julho, na Praia da Leirosa, com grupos destintos desde o 1º ciclo, 10/12 anos, 13/14 anos e mais de 15 anos, a mais um número significativo de crianças, adolescentes e suas famílias em ambiente de praia e serra, a oportunidade de experimentarem e construírem numa semana uma experiência que para muitos tem sido marcante.