RESPOSTA SO Leia mais [...]
Comunidade de Inserção Renascer
Equipamento Categoria: Risco Social / Violência e Comunidade de Inserção
-
RESPOSTA SOCIAL
Intervenção Comunitária – Comunidade de Inserção
CAPACIDADE
30 utentes
ACORDO
30 utentes
GRUPO-ALVO
Apoia mulheres com idades compreendidas entre os 16 e 45 anos, acompanhadas ou não de seus filhos em situação de vulnerabilidade e que necessitem de apoio para a sua integração social por virtude de risco de exclusão ou marginalização, nomeadamente, vítimas de violência doméstica, toxicodependentes e ex-reclusas.
SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS
Alojamento que compreende um conjunto de ações integradas com vista à inserção social destas mulheres. Proporciona a satisfação de necessidades básicas; promove o desenvolvimento estrutural das pessoas/famílias e a aquisição de competências básicas e relacionais. Contribui para o desenvolvimento de capacidades e potencialidades das pessoas no sentido de favorecer a sua integração profissional. Apoio social, psicológico, jurídico e socioeducativo. Desenvolvimento de ações individuais e grupais junto dos agregados acolhidos tendo em vista o desenvolvimento e consolidação de uma parentalidade positiva.
INFORMAÇÕES ÚTEIS
O acolhimento na Comunidade de Inserção Renascer pressupõe o encaminhamento por parte de entidades públicas ou particulares com intervenção no âmbito social, estando subjacente uma avaliação da situação. O encaminhamento é feito através de proposta de admissão, avaliada pela equipa técnica e que determinará a sua admissibilidade. Em situações de inexistência de vaga a entidade de encaminhamento é informada de que a situação integrará a lista de espera.
A Comunidade de Inserção reserva-se ao direito de não proporcionar visitas às instalações ou atividades de modo a preservar a segurança e a privacidade dos agregados acolhidos. A sua localização é confidencial.
Horário de atendimento: 10h00 às 18h00 (dias úteis), sujeito a marcação prévia.
Este equipamento tem Acordo com a Segurança Social e um protocolo de cooperação com a Unidade de Violência familiar do CHUC.
-