100idade

100 IDADE

O concelho de Pampilhosa da Serra tem assistido à desertificação do seu território, com uma dispersão geográfica acentuada e metade dos seus habitantes a apresentar 60 ou mais anos. O projeto “100 Idade” pretende trazer vida aos idosos isolados, promovendo a mobilidade e a Saúde do Pé, mas também atividades sociais e culturais de combate ao isolamento. O objetivo final é promover o envelhecimento ativo e dar vida à comunidade desta região.

Esta é uma iniciativa de inovação e empreendedorismo social (IIES).

O “100 Idade” tem dois Eixos de Intervenção:
Eixo 1 –Bem-Estar Físico e da Mobilidade
Eixo 2 –Bem-Estar Emocional, Ocupacional, Social e Cultural
Dentro de cada Eixo são desenvolvidas várias atividades.

Impacto Esperado | 100 IDADE

• Diminuição do isolamento social;
• Diminuição da dependência e da assistência de outros cuidadores;
• Retardar o momento da institucionalização residencial;
• Diminuição do número de quedas e das despesas pessoais com a saúde;
• Aproximação das gerações;
• Aumento da literacia digital através das TIC;
• Aumento do número de contactos no âmbito da rede pessoal e social das pessoas idosas;
• Melhoria quantitativa do bem-estar físico e social.

PRINCIPAIS TAREFAS DA CDC NO PROJETO:

A Cáritas Diocesana de Coimbra é responsável pela mobilização de recursos físicos e humanos. Irá disponibilizar um assistente social a 30% para as atividades do projeto.

SUMÁRIO DO PROJETO

Nome do Projeto: 100 IDADE

Acrónimo do Projeto: 100 IDADE

Data de início: 02-12-2019

Data de fim: 30/11/2022

Orçamento Total: 310 354,60€

Nome do parceiro coordenador: Associação de Solidariedade social de Dornelas do Zêzere

Parceiros: Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra

Facebook: https://www.facebook.com/Projeto100idade/

FINANCIAMENTO DO PROJETO:

O 100 Idade foi aprovado no âmbito do Programa de Inovação Social – Medida Parcerias para o Impacto, estando previsto que decorra entre agosto de 2019 e julho de 2022. O financiamento é assegurado pela União Europeia, através do Fundo Social Europeu no quadro do Portugal 2020, e destinam-se ao financiamento de IIES (Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social)

No âmbito da Portugal Inovação Social, uma IIES é um projeto que visa implementar ou desenvolver uma solução inovadora para um ou vários problemas sociais, ou seja, é um projeto que visa intervir de forma inovadora e eficiente sobre um ou vários problemas sociais com o objetivo de gerar impacto social positivo.

Tem como investidores sociais o Município de Pampilhosa da Serra e a Fundação Dr. José Fernando Nunes Barata.
POISE-03-4639-FSE-000593 – Empreendedorismo social – Programa de Parcerias para o Impacto

Comentários estão fechados...