ActiVas

RESUMO

O projeto ActiVas constitui uma resposta disruptiva e diversificada aos desafios endereçados pelo envelhecimento da população, um dos maiores desafios das sociedades atuais, ao nível do ambiente e espaços construídos. Neste contexto, o ambiente construído (o nosso habitat) – enquanto espaço onde, tendencialmente, esta franja da população passa consecutivamente mais tempo – desempenha um papel crucial no combate ao isolamento e na providência de maior e melhor qualidade de vida. Contudo, o mesmo não tem em consideração as necessidades de apoio e cuidados específicos na terceira idade, o envelhecimento ativo e a utilização/integração de tecnologias ou soluções disponíveis para apoio a diversas necessidades. Concretamente, o envelhecimento da população e o aumento gradual da esperança média de vida permitem evidenciar necessidades críticas ao nível do habitat que conduziram à definição dos principais objetivos do projeto:

Identificação das necessidades dos ambientes construídos e objetivos do projeto.

Assim, projeto ActiVas surge com o propóstio de desenvolver um conjunto de soluções inovadoras tecnológicas e multidisciplinares para uma Vida Activa, Segura e Saudável, que, no seu todo e individualmente, contribuirão para a definição e otimização de um novo conceito de habitat, também “senior-friendly”, dotando esta franja crescente da população da autonomia e segurança necessárias para que possa gozar de maior e melhor qualidade de vida. Estas soluções são dirigidas, nacional e internacionalmente, a segmentos de mercado variados como o residencial, mas também a espaços do segmento da “hospitality” (hospitais, centros de idosos, lares, hotéis, etc.).

Identificação dos PPS que compõem o projeto ACTIVAS e relacionamento entre eles.

PRINCIPAIS TAREFAS DA CDC NO PROJETO:

No ActiVas, a CDC irá contribuir com o seu conhecimento para o desenvolvimento do piloto, tendo por base as necessidades de utilização dos utilizadores finais e campo de aplicação a ser explorado.

Para além disso, Cáritas de Coimbra tem um papel ativo na disseminação do projeto em diversos eventos, workshops e seminários.

SUMÁRIO DO PROJETO:

Designação do Projeto | ACTIVAS – Ambientes Construídos para uma Vida Ativa, Segura e Saudável

Código do Projeto | 46101

Tipologia da Operação | Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico – Programas Mobilizadores

Código da Operação | POCI-01-0247-FEDER-04

Objetivo temático | OT 1 – Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Região de Intervenção | Norte, Centro, Lisboa

Promotor líder | KENTRA technologies, Lda

Copromotores |

• Intellicare – Intelligent sensing in healthcare, Lda
  • IKEA Industry Portugal, S.A.
  • CONCEXEC – Arquitetura, Lda
  • Sonae Arauco Portugal, Lda
  • NOS Comunicações, S.A.
  • Aleluia – Cerâmicas, S.A.
  • Glintt – Health Care Solutions, S.A.
  • Ubiwhere, Lda
  • DigitalWind, Lda
  • Neuroinova, Lda
  • Inova+ – Innovation Services, S.A.
  • CeNTI – Centre of Nanotechnology and Smart Materials
  • Instituto Pedro Nunes – Associação para a Inovação e Desenvolvimentos em Ciência e Tecnologia
  • Universidade de Aveiro
  • CTCV – Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro
  • Universidade de Coimbra
  • Cáritas Diocesana de Coimbra
  • Associação Plataforma para a Construção Sustentável
  • Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica

Data de aprovação | 24.11.2020

Data de início | 01.07.2020

Data de conclusão | 30.06.2023

Investimento total elegível | 5.298.365,57 €

Apoio financeiro da União Europeia através do FEDER | 3.578.761,91 €

Programa financiador | Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI), Programa Operacional Lisboa (PO Lisboa)

FINANCIAMENTO DO PROJETO:

Co-financiado por:

Realizado ao abrigo do Projeto “ACTIVAS – Ambientes Construídos para uma vida ativa, segura e saudável” (POCI-01-0247-FEDER-046101), pelo Consórcio “ACTIVAS”, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, no âmbito do Programa Operacional para a Competitividade e Internacionalização do Portugal2020.

Workshop Público do Projeto Activas

6ª Reunião Plenária do Projeto Activas