C2S – Creche com Sabor e Saúde

O projeto C2S – Creche com Sabor e Saúde é um projeto de intervenção na área da alimentação e nutrição que visa capacitar as instituições abrangidas e respetivos cuidadores de crianças até aos 3 anos de idade, em contexto de resposta social de creche, por forma a promover precocemente boas práticas alimentares.

O projeto visa colmatar a falta de recomendações nutricionais saudáveis e sustentáveis para crianças portuguesas até aos três anos de idade, apresentando como principais objetivos:

– Identificar os hábitos alimentares das crianças em contexto de creche através da avaliação da oferta alimentar/refeições disponibilizadas pelas entidades coletivas privadas sem fins lucrativos de forma a ser possível intervir na sua promoção e melhoria;

– Capacitar todos os agentes envolvidos no desenvolvimento das crianças até aos 3 anos, no que concerne a uma alimentação segura e saudável, nomeadamente encarregados de educação e/ou outros cuidadores e profissionais (auxiliares de ação educativa, assistentes operacionais, funcionários de refeitórios, cozinheiros e outros manipuladores de alimentos);

– Elaborar um documento técnico com orientações práticas para a replicação deste projeto piloto em outras instituições da economia social que apresentem resposta social de creche, a nível nacional.

Público-Alvo

Cuidadores de crianças até aos 3 anos de idade, nomeadamente encarregados de educação ou outros cuidadores de referência

Equipas pedagógicas (educadores de infância e auxiliares de ação educativa)

Manipuladores de alimentos que operem em contexto de creche

Principais tarefas da CDC no projeto:

A Cáritas de Coimbra é entidade parceira do projeto e presta apoio técnico-científico ao desenvolvimento e execução do projeto, representada pela sua nutricionista.

A Cáritas de Coimbra é ainda uma das instituições abrangidas pelo projeto, tendo sido integrada nas várias fases do projeto (diagnóstico inicial da oferta alimentar e das condições higiossanitárias dos locais de confeção, intervenção através de um plano de formação para Encarregados de Educação/Cuidadores e para Colaboradores da instituição e avaliação final, após intervenção)

Sumário do projeto:

Nome do Projeto: C2S – Creche com Sabor e Saúde

Site do Projeto: https://creche2s.pt/

Data de Início: Março 2022

Data de Fim: Fevereiro 2023

Nome do parceiro coordenador: Associação Cultural e Recreativa de Cabreiros

Nome do parceiro científico: Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto

Financiamento do projeto:

Comentários estão fechados...