IDEAHL

O projeto “Melhorar a capacitação digital para uma Vida Saudável e Ativa” (IDEAHL – Improving Digital Empowerment for Active Healthy Living) visa o desenvolvimento e testagem de novos modelos e abordagens de intervenção em literacia (digital) na saúde através da cocriação de uma Estratégia da União Europeia (EU) para a literacia digital na saúde que seja abrangente e inclusiva.

O principal objetivo do projeto assenta na capacitação dos(as) cidadãos(ãs) da UE para a utilização de tecnologias digitais de forma que os mesmos desempenhem um papel mais ativo na gestão da sua própria saúde e bem-estar, assim como apoiar as instituições de inovação social nos modelos de cuidados centrados na pessoa.

Os objetivos específicos do projeto são:

• Mapeamento das pesquisas sobre literacia em saúde e da literacia digital em saúde dentro e fora da União Europeia;
  • Fomentar a partilha de conhecimentos – rede de “champions” e “survivors” identificada nas boas práticas de literacia digital em saúde;
  • Cocriação e desenvolvimento de uma Estratégia Europeia para melhorar a literacia (digital) em saúde para todos(as);
  • Iniciativas piloto (incluindo monitorização e avaliação de impacto);
  • Desenvolvimento de um conjunto de mecanismos e indicadores para avaliar a evolução dos níveis de literacia em saúde e literacia digital em saúde nos Estados Membros;
  • Interagir com as partes interessadas, incluindo setores da saúde e com sectores que não são de saúde, tais como educação, inovação, serviços sociais, indústria médica, meios de comunicação, entre outros, juntamente com cidadãos(as) e utentes, incluindo na cocriação, planeamento, implementação e avaliação da estratégia os grupos vulneráveis. Garantir o apoio político de nível local, nacional e europeu.

PRINCIPAIS TAREFAS DA CDC NO PROJETO:

A Cáritas Diocesana de Coimbra (CDC) vai participar no mapeamento da investigação em literacia em saúde (HL) e literacia digital em saúde (dHL). A Cáritas irá colaborar com os parceiros na definição de boas práticas e identificação de “champions” nestas duas áreas, e irá colaborar na conceção e criação da Estratégia da União Europeia para a literacia digital na saúde. Numa fase posterior do projeto, juntamente com os restantes parceiros, a Cáritas irá implementar a fase piloto e avaliar algumas das iniciativas e ações identificadas na Estratégia em questão. A Cáritas Diocesana de Coimbra terá um papel ativo na análise dos resultados, avaliação das atividades piloto e divulgação de resultados.

SUMÁRIO DO PROJETO

Nome do Projeto: Melhorar a capacitação digital para uma Vida Saudável e Ativa

Acrónimo do Projeto: IDEAHL

Data de início: 01/05/2022

Data de conclusão: 30/04/2024

Programa de financiamento: Horizonte 2020 da União Europeia

Linha de financiamento:HORIZON-HLTH-2021-STAYHLTH-01-03 – Healthy Citizens 2.0 – Supporting digital empowerment and health literacy of citizens

Custos totais do projeto: 2 791 350€

Coordenador do Projeto: Provincial Ministério Regional da Saúde das Astúrias (CSPA) – (Espanha)

Parceiros:

• Ministério Regional da Saúde das Astúrias (CSPA) – Entidades Afiliadas (AE): Serviço de Saúde das Astúrias (SESPA); Fundação para a Promoção da Investigação e Tecnologia nas Astúrias (FICYT)
  • Consulta Projetos e Inovação Europa (CE)
  • Instituto para cuidados idosos e serviços de casas abrigadas
  • Instituto Real de Tecnologia de Melbourne (RMIT)
  • E-SENIORES (E-SENIORES)
  • Instituto Europeu de Saúde Feminina (EIWH)
  • Iniciativa Europeia Central (CEI)
  • Autoridade para o Trabalho, Saúde, Assuntos Sociais, Assuntos Familiares e Integração da Cidade Livre e Hanseática de Hamburgo (MLHSA)
  • Faculdade Universitária do Norte da Dinamarca (UCN)
  • Universidade de Mälardalen (MDH)
  • Universidade de Ciências Aplicadas de Seinäjoki (SeAMK)
  • ADIPER – Serviços socio-sanitários (ADIPER)
  • All Digital – Competências Digitais em toda a Europa (All Digital)
  • Cáritas Coimbra (CDC)

Mais informações: https://cordis.europa.eu/project/id/101057477

Website: https://ideahl.eu/ideahl-improving-digital-empowerment-for-active-healthy-living/

FINANCIAMENTO DO PROJETO:

Este projeto recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia – Projeto Improving Digital Empowerment for Active Healthy Living, sob o contrato de subvenção nº 101057477.

Comentários estão fechados...