KlikKit

KLIKKIT

A solução Klikkit foi concebida para melhorar a adesão à terapêutica dos utentes mais velhos, tornando-os mais independentes e, como consequência, aliviando a carga dos profissionais de saúde ao nível da monitorização, aconselhamento e prestação de cuidados.

A solução consiste num sistema de lembrete a vários níveis: o “comprimido” e os botões inteligentes Klikkit, e o painel de instrumentos Klikkit para monitorizar e registar remotamente o comportamento e a adesão terapêutica. O Klikkit Tablet encontra-se num local visível aos utentes e os botões inteligentes Klikkit serão fixados individualmente a qualquer dos elementos de tratamento (farmacológico ou não farmacológico, por exemplo, caixa de medicamento ou garrafa de água). Através de inteligência artificial, cada botão armazena o plano de tratamento relativo ao medicamento ou à ingestão de água ao qual foi anexado. Assim, chegada a hora designada para a administração do medicamento, o comprimido Klikkit dá o primeiro alarme, e depois o botão ligado à terapia emite um sinal sonoro e pisca, ajudando os utentes a localizar o medicamento correto a ser tomado. Quando o utente completa a tarefa, pressiona o botão, que reporta ao profissional de saúde o seu cumprimento.


PRINCIPAIS TAREFAS DA CDC NO PROJETO:

Este estudo terá lugar na Cáritas Diocesana de Coimbra e irá envolver pessoas com 65 anos de idade ou mais, sem declínio cognitivo grave ou outras limitações físicas ou psíquicas que impeçam o uso das soluções ou a livre declaração de consentimento informado.

De salientar que o sistema Klikkit não visa a realização de diagnósticos, nem de tratamentos, logo não é considerado um dispositivo médico. O objetivo é tão somente disponibilizar um sistema de alarme que pretende notificar o utente sobre a necessidade de toma de medicação (já prescrita pelo médico), lembrar de ingerir água ou de realizar refeições.


SUMÁRIO DO PROJETO

Nome do Projeto: KlikKit: Plataforma avançada apoiada em botões de telemedicina como uma solução versátil para as organizações de cuidados de saúde, para gerir remotamente os planos de medicação e tratamento de utentes mais velhos

Acrónimo do Projeto: KlikKit

Data de início: 01/05/2021

Data de fim: 31/01/2022

Orçamento Total: 65 000.00€

Nome do parceiro coordenador: HabLab ApS

Website: https://justklikkit.com/

Twitter: https://twitter.com/JustKlikkit

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/the-hablab/

Facebook: https://www.facebook.com/JustKlikkit 


FINANCIAMENTO DO PROJETO:

Europe Flag

Este estudo de avaliação está inserido nas atividades do projeto de investigação – Klikkit – cofinanciado pelo Programa Horizonte 2020 (H2020) da União Europeia Grant agreement ID: 959492 – estando atribuído um orçamento de 65.000,00 euros para a realização desta investigação na Cáritas Diocesana de Coimbra, através de um contrato de subcontratação com a empresa Hablab, coordenadora do projeto.

 

 

 

Partilhar:
Comentários estão fechados...

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede)

966 825 595 (Sede)

239 792 440 (Clínica)

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional