PHILIP – Protection of Health by Increasing the Health Literacy of Pupils
O projeto PHILIP – Protection of Health by Increasing the Health Literacy of Pupils (“Proteger a saúde dos mais jovens através da literacia em saúde”) tem como objetivo aumentar os níveis de literacia em saúde de jovens, entre os 11 e os 15 anos, e capacitar educadores, através de atividades de sensibilização e educação para a literacia em saúde e a criação de materiais educativos, interativos e inovadores nesta área. Teve início em fevereiro de 2022 e terá a duração de dois anos. O PHILIP é financiado pelo Programa Erasmus+: KA220-SCH – Parcerias para a Cooperação em Ensino Escolar, da Comissão Europeia e conta com 6 parceiros europeus: Cáritas Diocesana de Coimbra (Portugal), MPIRMPAKOS D. & SIA O.E. (Grécia), Inovaciju tinklas (Lituânia), Academia Postal 3 Vigo S.L. (Espanha), TUCEP – Tiber Umbria Comett Education Programme (Itália) e a Ústav pro zdravotní gramotnost, z.ú. (República Checa), entidade coordenadora do projeto.
O principal grupo-alvo do projeto são alunos entre os 11 e 15 anos, incluindo alunos em situação de vulnerabilidade, tais como alunos com necessidades educativas especiais, imigrantes, refugiados, de etnia cigana e oriundos de contextos económicos vulneráveis. Para além deste grupo-alvo, pretende-se também melhorar as competências da comunidade educativa, nomeadamente pessoal docente e não docente das escolas, através dos manuais e materiais educativos, que vão conter procedimentos, métodos inovadores e exemplos práticos. A transferência de boas práticas, recomendações e métodos de ensino inovadores, para além da implementação de atividades de sensibilização e formação contribuirão para o aumento da consciência da proteção da saúde como um direito humano. Isto permitirá formar não só os alunos, mas também educadores e professores, para dar vida a programas educativos interativos e inovadores, de forma a aumentar a consciencialização para a literacia em saúde.
A implementação da educação para a saúde nas escolas parece ser a abordagem mais eficaz para a melhoria literacia em saúde das crianças e jovens. De acordo com vários estudos, as escolas na Europa necessitam de melhorar os seus programas de Educação para a Saúde. Os materiais resultantes do projeto PHILIP, entre os quais um Manual para professores e módulos educativos para crianças e jovens, têm como objetivo fortalecer estes programas e a literacia em saúde dos mais jovens. Estes materiais estarão disponíveis para o público em geral e poderão ser adaptados e ajustados às necessidades das escolas/organizações.
Principais tarefas da CDC no projeto:
A Cáritas Diocesana de Coimbra participa em todos os Resultados de Projeto:
- PR1: Pesquisa e análise de dados e boas práticas sobre a literacia em saúde de crianças e jovens entre os 11 e os 15 anos
- PR2: Manual sobre literacia em saúde para crianças e jovens entre os 11 e os 15 anos, direcionado para a comunidade educativa (pessoal docente e não docente)
- PR3: Elaboração de módulos de formação e educação no âmbito da literacia em saúde, para crianças e jovens entre os 11 e os 15 anos
SUMÁRIO DO PROJETO
Nome do Projeto: PHILIP – Protection of Health by Increasing the Health Literacy of Pupils
Acrónimo do Projeto: PHILIP
Data de início: 28/02/2022
Data de fim: 31/01/2024
Orçamento Total: 186 505€
Nome do parceiro coordenador: Ústav pro zdravotní gramotnost, z.ú., República Checa
Parceiros:
- Ústav pro zdravotní gramotnost, z.ú., República Checa
- TIBER UMBRIA COMETT EDUCATION PROGRAMME – TUCEP, Itália
- Cáritas Diocesana de Coimbra, Portugal
- MPIRMPAKOS D. & SIA O.E., Grécia
- Academia Postal 3 Vigo S.L., Espanha
- Inovaciju tinklas, Lituânia
Facebook: https://www.facebook.com/philip.euproject/
Financiamento do projeto:
Este projeto é financiado pelo Programa Erasmus+: KA220-SCH – Parcerias para a Cooperação em Ensino Escolar da Comissão Europeia, com o Agreement Number 2021-1-CZ01-KA220-SCH-000024190.
Notícias: Cáritas de Coimbra acolheu reunião de lançamento do projeto europeu PHILIP