Rede Local de Intervenção Social (RLIS)

Rede Local de Intervenção Social (RLIS) foi uma iniciativa integrada nos serviços da Cáritas Diocesana de Coimbra, de Intervenção Social que teve como objetivo dar resposta aos problemas sociais, numa lógica de colaboração com os serviços e respostas já existentes na comunidade, para as pessoas e com as pessoas.

Esta Rede esteve instituída com base no Programa de Emergência Social, que estabelecia várias linhas de ação, nomeadamente o fortalecimento da capacidade das instituições socias na intervenção de melhores respostas de proximidade aos cidadãos, pelo conhecimento que detêm das reais necessidades das comunidade, tendo por base uma lógica da rentabilização e otimização dos recursos, tal como consta do Despacho Nº 12154/2013, de 24 de setembro.

A RLIS procurou prestar um Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social – SAAS. Este serviço assegurava o Atendimento e o Acompanhamento de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, bem como de emergência social. O atendimento social reunia: o atendimento de proximidade diário (segunda a sábado), a triagem e elaboração do diagnóstico Social, roteiro de Recursos – Informação e orientação para serviços e respostas da rede social, linha 144. O Acompanhamento social integrava: o Acompanhamento e avaliação dos Acordos de Intervenção Social (AIS), o Apoio psicossocial /organização da vida do quotidiano/Visitas Domiciliárias e o Apoio Pecuniário.

A equipa técnica da RLIS era constituída por uma coordenadora, uma técnica superior de serviço social, uma educadora social e psicólogas. Na prestação de serviços foram disponibilizadas uma jurista, um terapeuta familiar e uma enfermeira.

O projeto RLIS iniciou em outubro de 2016 e terminou em outubro de 2019. No decorrer dos 36 meses de intervenção social, através do SAAS, a RLIS abrangeu 1.621 famílias, correspondendo a 7.779 indivíduos. Destas famílias, 1.158 tiveram a oportunidade, pela primeira vez, de celebrar um AIS, perfazendo um total de 10.496 Atendimentos/Acompanhamentos. Estes dados provêm da monitorização da plataforma ASSIP.

 

Serviços disponibilizados pela RLIS:

– Intervenção Familiar – Terapia Individual/familiar e Grupos Terapêuticos
– Empreendedorismo Social – Coaching Profissional e Grupos de apoio para desempregados
– Promoção da Qualidade de Vida – Ações de prevenção para jovens em contexto lúdico e Saúde em família (no domicílio e em grupo)
– Cidadania Ativa – Aconselhamento jurídico
– Colaboração da CPCJ – Acordo de Colaboração e Acompanhamento de processos / acordos de promoção e proteção

Área de Intervenção:

– Freguesia de Stº António dos Olivais
– S. Martinho / Ribeira de Frades
– Santa Clara / Castelo Viegas
– Cernache
– Almalaguês
– Antanhol / Assafarge
– Taveiro/ Ameal/ Arzila

 

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta – 9h30 às 18h00
Sábados – 9h30 às 12h30

Local:
Rua D. Francisco de Almeida nº14  3030-381 Coimbra (Sede da Cáritas Diocesana de Coimbra)

Contactos:
rlis@caritascoimbra.pt
Telf. 239792430 / 966825595

 


Cofinanciado por:

Partilhar:
Comentários estão fechados...

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430

966 825 595

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

Comunicação Institucional