
SEM DIFERENÇAS E9G
O Sem diferenças E9G é um projeto desenvolvido ao abrigo do Programa Nacional “Escolhas 9.ª Geração” que visa promover uma mudança educativa e social a médio prazo. Consolidando o trabalho desenvolvido pelas escolas, as atividades de promoção de aquisição de competências e habilidades pessoais, sociais, relacionais e tecnológico-digitais, pretendem motivar para a continuação da frequência escolar e contribuir, consequentemente, para a redução do absentismo.
O projeto pretende promover um conjunto de atividades destinadas a crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos vulneráveis com o objetivo de projetar melhorias significativas na sua integração social e promoção escolar, facilitando um acesso mais igualitário à progressão académica e promovendo estilos de vida mais saudáveis. Visa, como seu objetivo último, apoiar a criação de projetos de vida consistentes e consequentes num futuro mais promissor.
PÚBLICO-ALVO
Os participantes do projeto são crianças e jovens residentes na Freguesia da Marinha das Ondas, distribuídas pelo 1º, 2º e 3º ciclo do Agrupamento de Escolas do Paião, no Ensino Secundário e Profissional, na Figueira da Foz e Pombal, assim como os seus familiares. Dentro dos números apresentados, estão incluídas crianças e jovens da comunidade nativa, de etnia cigana e filhos de imigrantes, oriundos de contextos mais vulneráveis e em risco de exclusão social.
ATIVIDADES
· APOIO AO ESTUDO
· ESTUDO CRIATIVO
· SESSÕES TEMÁTICAS
· ARTISTAS DIGITAIS
· #EMOVIMENTO
· #EMFÉRIAS
· INTERVENÇÃO NA COMUNIDADE
· CIDADANIA DIGITAL
· SABER NÃO OCUPA LUGAR
· DIÁLOGO CULTURAL
PRINCIPAIS TAREFAS DA CDC NO PROJETO:
Coordenação técnica, administrativa e financeira do projeto. Implementação e execução das atividades.
SUMÁRIO DO PROJETO
Nome do Projeto: Sem Diferenças E9G
Acrónimo do Projeto: Sem Diferenças E9G
Data de início: 01/10/2023
Data de fim: 30/09/2026
Orçamento Total: 210000€
Nome do parceiro coordenador: Cáritas Coimbra
Parceiros:
· Câmara Municipal da Figueira da Foz
· Junta de Freguesia Marinha das Ondas
· CPCJ da Figueira da Foz
· Celbi SA
· Figueira Domus
· Agrupamento Escolas do Paião
· Microplásticos S.A.
· Centro de Competência TIC – Softciências da Universidade de Coimbra.
· EAPN – Núcleo de Coimbra
· Instituto Clínico do Mondego
· Cearte
· Associação para o planeamento da família – SOS TSH – EME
Facebook: Link
FINANCIAMENTO DO PROJETO:
Este projeto recebeu financiamento do Programa Escolhas 9G.O Escolhas é um programa governamental de âmbito nacional, criado em 2001, promovido pelo IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude, cuja missão é promover a inclusão social de crianças e jovens de contextos socioeconómicos vulneráveis, visando a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social.