Apoio Social
O Centro de Apoio Social (CAS) é uma resposta social que se destina a apoiar pessoas ou famílias que se encontrem em situação de inesperada carência económica e social.
Este apoio poderá concretizar-se não só a nível económico, mas também no aconselhamento e encaminhamento para outros serviços, quer da própria Cáritas (RSI; RLIS; Centro Comunitário, Cantina Social, etc.), quer externos, que melhor poderão responder às problemáticas diagnosticadas.
INFORMAÇÕES ÚTEIS
Se necessitar de apoio pode fazer a sua inscrição através do telefone 239 792 430 ou enviando email para apoiosocial@caritascoimbra.pt.
Será contactado posteriormente para agendar atendimento/encaminhamento.
APOIOS DISPONIBILIZADOS:
- Aconselhamento e encaminhamento
- Pagamento de despesas
- Apoio alimentar
- Vestuário
- Material escolar
- Artigos para o lar, mobiliário, produtos de criança e utilidades (mediante disponibilidade)
O CAS privilegia a articulação com outras instituições/entidades locais, rentabilizando não só recursos, mas também corresponsabilizando e envolvendo toda a comunidade diocesana, numa perspetiva de complementaridade em relação a outras respostas, sem se substituir às mesmas. É um trabalho em permanente parceria com as diferentes entidades públicas e privadas e pessoas particulares, evitando a sobreposição e duplicação de respostas.
O Peditório Nacional da Cáritas e os donativos de empresas e particulares alimentam diariamente o fundo monetário possibilitando o pagamento pontual de despesas. Faça o seu donativo aqui.
Para além deste fundo, o CAS realiza também campanhas de recolha de alimentos, produtos de higiene e material escolar que permitem responder às necessidades básicas das famílias/pessoas que nos procuram. Este tipo de iniciativas só é possível com a colaboração de voluntários que de forma generosa e gratuita disponibilizam o seu tempo e se envolvem no Serviço ao Próximo.