Análise de preferências e expectativas dos idosos sobre serviços robóticos

Análise de preferências e expectativas dos idosos sobre a personalidade, aparência e interação de serviços robóticos – Projeto GrowMeUp

Felizmente, as melhorias no bem-estar e cuidados médicos permitirão que a expectativa de vida da população na Europa aumente até o ano de 2050. No entanto, nem sempre viver mais tempo implica uma vida mais saudável, mais ativa e independente. Neste contexto, as tecnologias e produtos de apoio a idosos que vivem sozinhos nas suas casas, estão atraindo um interesse crescente, tanto do ponto de vista da pesquisa, como de uma perspetiva comercial.


A literatura relata resultados contraditórios sobre as preferências dos idosos no sentido destas tecnologias de apoio e, mais especificamente, no que concerne a robôs de cuidados pessoais (PCR – personal care robots). Neste trabalho, apresenta-se um estudo empírico, realizado no âmbito de um projeto cofinanciado pela União Europeia – Horizonte 2020, a fim de explorar as perceções, atitudes e necessidades das pessoas idosas, relativamente à ideia de um futuro robô que as apoiasse no seu lar e na realização das suas atividades de vida diária.

 

Partilhar:

Comentários estão fechados...

Este artigo não revisto desde a sua publicação

Este artigo foi criado por emotaem Fevereiro 14, 2018.

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430

966 825 595

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

Comunicação Institucional

SUBSCREVER  

A Cáritas de Coimbra tem disponível livro de reclamações eletrónico.