CÁRITAS – AVALIAR PARA MELHOR SERVIR

Um ano sob o signo da Avaliação…

Num tempo de mudanças tão rápidas, quem está mergulhado no mundo fica necessariamente mergulhado na mudança. A Cáritas – sob este aspecto – afigura-se como uma das instituições da Igreja mais implicadas no ritmo da mudança.

Outrossim, sem um núcleo identitário inequívoco e conscientemente assumido, facilmente qualquer instituição fica sujeita às modas da mudança, perde as referências de sentido, autodestrói-se.

A mudança que se pede como vaga não é ritmada pela moda nem resposta de gestão ao imediato. A mudança é condição de vida, mas é a vida que deve gerir a mudança.

No início de mais um ano pastoral, a Cáritas de Coimbra sabe que tem que gastar muita energia para responder às mudanças da sociedade e para responder aos efeitos perversos que as modas acarretam. Mas a nossa postura é a da vaga de fundo, que percorre a humanidade desde há dois mil anos: libertação da humanidade com os olhos em Cristo Crucificado.

A Diocese de Coimbra dedica este ano à avaliação do último plano pastoral. A Cáritas diocesana, participante activa desse plano no âmbito social, vai dedicar este ano a esta dimensão do trabalho: a avaliação. A avaliação é uma condição de crescimento.

NEVES