Dia Cáritas 2007 – Mensagem do Presidente da C.D.C.

Como vamos reclamar a igual dignidade de todos os homens se criamos mecanismos que privilegiam o acesso de uns e obstaculizam a entrada de outros?

Amigos,
No próximo dia 11 de Março (3º Domingo da Quaresma) a Igreja em Portugal celebra o Dia Cáritas, sob o tema “PELA DIGNIDADE, IGUAL OPORTUNIDADE“, numa clara evocação do Ano Europeu para a Igualdade de Oportunidades. Poderá parecer um tema muito teórico. Mas não é verdade. Pelo contrário, é um tema que está no cerne da novidade do cristianismo, singularmente enunciada por S. Paulo: já não há distinção entre judeu e grego, escravo e homem livre, homem e mulher. Ora, à luz da fé cristã, como vamos reclamar a igual dignidade de todos os homens como “filhos de Deus” e “irmãos em Jesus“, se nas oportunidades de vida material, social e espiritual, criamos mecanismos que privilegiam o acesso de uns e obstaculizam a entrada de outros? Penso que o Dia Cáritas pode ser uma boa oportunidade para aprofundarmos a nossa identidade cristã e a sua consequente responsabilidade social, à luz destes princípios.

A partilha cristã de bens é um elemento fundamental da caridade cristã e um meio sem o qual não nos é possível fazer qualquer tipo de ajuda imediata, para a qual continuamos a ser insistentemente solicitados. Só poderemos partilhar o que recebermos. Também neste aspecto, gostaríamos que o Dia Cáritas pudesse ser uma oportunidade de nos situarmos cada vez mais no que é essencial na caridade cristã, conforme nos lembra o Papa: “os famintos devem ser saciados, os nus vestidos, …“.

Amigos, permitam-me pedir o vosso empenho para uma celebração condigna do Dia Cáritas nas vossas comunidades e agradecer, desde já, toda a colaboração e disponibilidade que sempre encontrámos junto de vós.
Pe Aníbal Castelhano