HIV/SIDA – Unidade de Longa Duração e Manutenção
ULDM FAROL
A ULDM Farol é uma unidade de longa duração e manutenção, com espaço físico próprio na cidade de Coimbra, que contempla o internamento, de carácter temporário ou permanente.
Assume como objectivo geral prestar cuidados continuados integrados, de forma humanizada e individualizada, a pessoas que, independentemente da idade, se encontram em situação de dependência. Trata-se de um processo activo e contínuo que compreende a reabilitação, a readaptação e a reintegração social, a provisão e manutenção de conforto e qualidade de vida.
Tem por finalidade proporcionar cuidados que previnam e retardem o agravamento da situação de dependência, favorecendo o conforto e a qualidade de vida. Tendo por base os valores de qualidade e eficiência, prestamos serviços adequados às necessidades dos nossos utentes, prestados por profissionais de uma equipa multidisciplinar.
MISSÃO
A ULDM proporciona apoio social e cuidados de saúde de manutenção a pessoas com doenças ou processos crónicos, nos diferentes níveis de dependência e que não reúnam condições para serem cuidados no domicílio. Focaliza a sua actuação no bem-estar do Utente, garantindo serviços de qualidade.
VISÃO
A ULDM visa melhorar continuamente a sua actuação no apoio social e cuidados de saúde, caminhando para a excelência, numa parceria entre os cuidadores e os Utentes
OBJETIVOS
A ULDM tem como objectivo geral proporcionar, de forma temporária ou permanente a prestação de cuidados integrados a pessoas que, independentemente da idade, se encontrem em situação de dependência.
Objectivos específicos da ULDM:
a) A melhoria das condições de vida e de bem-estar das pessoas em situação de dependência, através da prestação de cuidados continuados de saúde e/ou apoio social;
b) O apoio, o acompanhamento e o internamento adequados à situação específica do Utente;
c) A melhoria contínua da qualidade na prestação de cuidados continuados de saúde e de apoio social;
d) O apoio aos familiares ou prestadores informais, na respectiva qualificação e na prestação dos cuidados;
e) A criação de condições que permitam preservar a sociabilidade e incentivar a relação familiar;
f) A articulação com outras unidades, organismos e entidades da Rede, de modo a garantir a continuidade da prestação de cuidados, a satisfação das necessidades das pessoas em situação de dependência, bem como a optimização da utilização dos recursos disponíveis.
SERVIÇOS
a) Actividades de manutenção e de estimulação;
b) Cuidados de enfermagem diários;
c) Prescrição e administração de fármacos;
d) Apoio psicossocial;
e) Controlo fisiátrico periódico;
f) Cuidados de fisioterapia e de terapia ocupacional;
g) Animação sócio-cultural;
h) Higiene, conforto e alimentação
i) Apoio no desempenho das actividades da vida diária;
j) Apoio nas actividades instrumentais da vida diária.
NÍVEL DE INTERVENÇÃO
- A ULDM proporciona cuidados que previnam e retardem o agravamento da situação de dependência, favorecendo o conforto e a qualidade de vida, por um período de internamento superior a 90 (noventa) dias consecutivos.
- A ULDM poderá, em casos excepcionais, motivados por dificuldades de apoio familiar, ou de necessidade de descanso do principal cuidador, proporcionar o internamento temporário por período inferior ao previsto no n.º anterior, até ao limite de 90 (noventa) dias por ano.
Deixe uma resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.