Promoção pela Formação

PROMOÇÃO PELA FORMAÇÃO

A Cáritas Diocesana de Coimbra sempre percecionou a formação profissional e humana como elemento chave para a promoção das pessoas, mormente dos utentes com quem tem trabalhado ao longo da sua existência. Esta preocupação traduziu-se em dois níveis de intervenção, um mais imediato, que consistiu/consiste em promover ações concretas de formação profissional, conforme as necessidades de cada momento e de cada equipamento; outro, mais estrutural, que consistiu na própria criação de um Centro de Formação Profissional.

De facto, em 1987, a Cáritas Diocesana de Coimbra celebrou um protocolo com o Instituto do Emprego e Formação Profissional, pelo qual foi criado o CEARTE – Centro de Formação Profissional do Artesanato. Trata-se de um Centro protocolar, com autonomia e gestão próprias, que cobre todo o território nacional, direcionado especificamente para o artesanato, quer na formação profissional (qualificação profissional e formação contínua), quer no apoio à empresa (formação, apoio à criação de empresas, colocação profissional, consultoria técnica).

O CEARTE tem a sua sede em Coimbra e mais dois polos de formação, um em Semide (Miranda do Corvo) e outro em Cabaços (Alvaiázere). Como nota particular, deve ser salientado o interesse que o CEARTE, sem prejuízo da sua atividade normal, dedicou desde sempre à formação profissional e integração no mercado de trabalho de grupos socialmente desfavorecidos, nomeadamente pessoas com deficiência física, jovens com dificuldades de integração social e de aprendizagem no currículo escolar normal, mulheres em risco, minorias étnicas… Muito do trabalho da Cáritas de Coimbra junto destes grupos sociais tem sido enriquecido por esta colaboração do CEARTE na vertente profissional. Foi também relevante a cooperação do CEARTE com muitas comunidades em ordem à criação de pequenas empresas locais com revalorização de saberes tradicionais na área do artesanato – capachos, fabrico de queijo, calcetaria, cerâmica, etc.

O CEARTE colabora estreitamente com a Cáritas Diocesana de Coimbra na formação profissional promovida por esta Instituição, tanto para colaboradores como para utentes das diferentes valências.