HIV/SIDA – Unidade de Longa Duração e Manutenção

ULDM FAROL

A ULDM Farol é uma unidade de longa duração e manutenção, com espaço físico próprio na cidade de Coimbra, que contempla o internamento, de carácter temporário ou permanente.

Assume como objectivo geral prestar cuidados continuados integrados, de forma humanizada e individualizada, a pessoas que, independentemente da idade, se encontram em situação de dependência. Trata-se de um processo activo e contínuo que compreende a reabilitação, a readaptação e a reintegração social, a provisão e manutenção de conforto e qualidade de vida.

Tem por finalidade proporcionar cuidados que previnam e retardem o agravamento da situação de dependência, favorecendo o conforto e a qualidade de vida. Tendo por base os valores de qualidade e eficiência, prestamos serviços adequados às necessidades dos nossos utentes, prestados por profissionais de uma equipa multidisciplinar.

MISSÃO

A ULDM proporciona apoio social e cuidados de saúde de manutenção a pessoas com doenças ou processos crónicos, nos diferentes níveis de dependência e que não reúnam condições para serem cuidados no domicílio. Focaliza a sua actuação no bem-estar do Utente, garantindo serviços de qualidade.

VISÃO

A ULDM visa melhorar continuamente a sua actuação no apoio social e cuidados de saúde, caminhando para a excelência, numa parceria entre os cuidadores e os Utentes

OBJETIVOS

A ULDM tem como objectivo geral proporcionar, de forma temporária ou permanente a prestação de cuidados integrados a pessoas que, independentemente da idade, se encontrem em situação de dependência.

Objectivos específicos da ULDM:

a) A melhoria das condições de vida e de bem-estar das pessoas em situação de dependência, através da prestação de cuidados continuados de saúde e/ou apoio social;

b) O apoio, o acompanhamento e o internamento adequados à situação específica do Utente;

c) A melhoria contínua da qualidade na prestação de cuidados continuados de saúde e de apoio social;

d) O apoio aos familiares ou prestadores informais, na respectiva qualificação e na prestação dos cuidados;

e) A criação de condições que permitam preservar a sociabilidade e incentivar a relação familiar;

f) A articulação com outras unidades, organismos e entidades da Rede, de modo a garantir a continuidade da prestação de cuidados, a satisfação das necessidades das pessoas em situação de dependência, bem como a optimização da utilização dos recursos disponíveis.

a)  Actividades de manutenção e de estimulação;
b)  Cuidados de enfermagem diários;
c)   Prescrição e administração de fármacos;
d)  Apoio psicossocial;
e)  Controlo fisiátrico periódico;
f)   Cuidados de fisioterapia e de terapia ocupacional;
g)   Animação sócio-cultural;
h)   Higiene, conforto e alimentação
i)    Apoio no desempenho das actividades da vida diária;
j)    Apoio nas actividades instrumentais da vida diária.

NÍVEL DE INTERVENÇÃO

1. A ULDM proporciona cuidados que previnam e retardem o agravamento da situação de dependência, favorecendo o conforto e a qualidade de vida, por um período de internamento superior a 90 (noventa) dias consecutivos.
  2. A ULDM poderá, em casos excepcionais, motivados por dificuldades de apoio familiar, ou de necessidade de descanso do principal cuidador, proporcionar o internamento temporário por período inferior ao previsto no n.º anterior, até ao limite de 90 (noventa) dias por ano.