Centro de Dia

CENTRO DE DIA

A Cáritas Diocesana de Coimbra apoia várias centenas de idosos em 13 Centros de Dia, que servem diversos concelhos da Diocese de Coimbra.

A resposta social em Centro de Dia visa, fundamentalmente, colocar à disposição dos seus utentes um conjunto de formas adequadas de ajuda. Para além dos serviços normais de alimentação, higiene pessoal, de roupas e da casa e acompanhamento, temos organizados Ateliers criados segundo as preferências dos utilizadores – Modelagem, Artes Decorativas, Pintura, Música, Leitura, Biblioteca, Ginástica e, nalguns casos, Piscina, para além dos já tradicionais passeios e convívios.

Alguns destes equipamentos, nomeadamente no Ingote, Cernache e Leirosa, funcionam em Centros Sociais com valências também na Infância (Creche e Jardim, ATL…) sendo aí bastante enriquecido o contacto e as actividades intergeracionais.

Para além do serviço que prestam de modo imediato aos utentes idosos, e que é o seu fim específico, é curioso notar ainda que em não poucas paróquias, sobretudo na região nordeste da diocese, muitos destes equipamentos se tornaram como que o Centro de vida da própria comunidade: o local de encontro das pessoas, o local do emprego de algumas poucas que ficam, a obra que ainda justifica os carros que cruzam as ruas antigas e estreitas…